Pesquisar
Close this search box.

» Post

Roupas inteligentes - A revolução da moda multifuncional e conectada stylo urbano-1

Vivemos em um mundo em que relações digitais substituíram boa parte do contato físico. Nada que é produzido pela indústria é mais íntimo das pessoas do que os tecidos, desde a hora que nascemos até a nossa morte, estamos quase o tempo todo em contato com tecidos. As roupas aliadas a tecnologia, tornaram-se inteligentes podendo desbloquear todos os tipos de aplicações potenciais, com sensores de corpo e interação gestual. Se antes o autômato do filme  Eu, robô nos despertava, hoje não estamos muito longe de nos transformarmos – nós mesmos – em máquinas.

Muitos relatam que o maior impacto da tecnologia na indústria da moda foi em 1804 com a invenção do tear mecânico, o tear Jacquard revolucionou a fabricação de tecidos. Mas isso está prestes a mudar pois estamos presenciando a fusão entre a moda e a tecnologia, através dos tecidos inteligentes. O impacto das novas tecnologias na moda é tema das edições o Wear Festival, criado em 2015, pesquisa a evolução da tecnologia aplicada a indústria da moda e como roupas e acessórios vão ganhar funcionalidade e superpoderes.

No dia 23 de agosto de 2018, aconteceu em São Paulo o evento de moda Fashion Tech, voltado para reunir em um só lugar a rede produtiva de criativos de moda e tecnologia, com o objetivo de aprender, ensinar, trocar ideias e inspirar novos projetos de maneira colaborativa e conjunta.

Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase da noite para o dia. A moda e a tecnologia estão inevitavelmente se tornando uma coisa só através das roupas inteligentes. Não há como negar que o mundo da tecnologia está obcecado com a moda, invadindo as passarelas e promete trazer novidades e comodidades para os consumidores. A união da moda com a eletrônica está criando o novo nicho de mercado das roupas inteligentes, que para alguns são conceitos visionários e para outros uma oportunidade de negócio.

Inovações tecnológicas como tingimento sem água, tecidos de auto-reparação e impressão 3D, juntamente com novos tecidos sustentáveis fabricados com resíduos pós-industriais ou orgânicos, como garrafas de plástico reciclado, roupas e tecidos velhos, folhas de abacaxi, cascas de laranja, caseína do leite azedo e borra de café, mostram como as novas tecnologias surgem como uma força para o bem.

Além de tecidos inteligentes, pesquisadores desenvolvem roupas com conexão à internet, que se autoconsertam e até falam. Esta tendência é a chamada “wearable computing” ou computadores de vestir. O primeiro wearable foi criado em 2008, dispositivos inteligentes que se conectam às roupa, uma pulseira com a principal finalidade de monitorar exercícios físicos. 

Tecnologia de vestir: muito além do que você imagina

Hoje, quem mais se beneficia nessa história é a indústria das roupas esportivas, com cada vez mais recursos que ajudam a realizar atividades físicas de maneira mais correta, analisando seus dados (batimentos cardíacos, respiração, contagem de passos, etc), fazendo com que sejam respeitados os limites fisiológicos e também colaborando com o progresso diário dos exercícios físicos.

Gigantes como a Nike, Adidas, Reebok, estão constantemente envolvidas em pesquisas nesta área de wearables para o desenvolvimento de roupas e acessórios que permitam de forma inteligente trabalhar informações. Por isso a maioria das pessoas pensam nos relógios inteligentes, monitores de fitness e monitores de frequência cardíaca que normalmente são usados ​​no pulso.

 

 

O que começou apenas como “rastreadores” fitness, os smartwatches ou relógios inteligentes, cresceu e evoluiu se tornando os wearables que são capazes de medir, monitorar e relatar dados detalhados sobre nossa saúde, a partir de nossas peças de roupas ou acessórios, uma tecnologia inimaginável alguns anos atrás. No entanto, o mercado de vestuário se estende muito além desses dispositivos.

Na Inglaterra, os wearables  estão sendo utilizados para criar roupas que recriam sensações humanas como um abraço, baseados em informações sobre pressão, batimento cardíaco e temperatura da pele. A orquestra da Alemanha “Junge Symphoniker Hamburgo” em colaboração com especialistas em tecnologia wearable, a CuteCircuit, criaram o vestuário que converte o som das músicas clássicas em vibrações, permitindo que os deficientes auditivos sintam pela roupa que está vestindo o que a orquestra está tocando.

Pense no corpo como um sistema operacional, as roupas se tornam a interface pela qual o corpo se comunica com o ambiente circundante e as roupas (vestimentas indumentarias), nossa segunda pele, além de proteger e envolverem nossos corpos para que não estejamos vulneráveis. É verdade que cada setor da economia integra o novo contexto tecnológico de maneira única, mas, na indústria têxtil, as inovações podem ser ainda mais viscerais, envolvendo os consumidores em uma nova pele.

Resultado de imagem para TECNOLOGIA VESTIVEL

Quem adora filmes de ficção científica e games de guerra sabe perfeitamente o que é um exosqueleto. No filme “Alien, o resgate” a personagem Ripley vestiu um exoesqueleto robótico amarelo equipado. Outro exemplo famoso foi o exoesqueleto robótico militar de Avatar, vestido por humanos para trabalhar, lutar e caminhar nas florestas de Pandora.

 

A revolucionária tecnologia vestível dos exoesqueletos está sendo desenvolvida por várias empresas e centros de pesquisa para as mais diversas tarefas como: ajudar os paraplégicos a caminharem novamente, ajudar pessoas de terceira idade a se locomoverem com menos esforço, ajudar os trabalhadores a manusearem objetos pesados com menos esforço, ajudar os viajantes mochileiros que carregam muito peso e ajudar os soldados a transportarem materiais pesados com facilidade

Apesar de a indústria da moda não ser líder no desenvolvimento de produtos e serviços que agreguem internet das coisas, ela começa a se aproximar do assunto. Para a moda, revolução traz novas fibras, materiais, tecidos, técnicas de fabricação e comercialização desenvolvidos por milhares de startups, todos estão trabalhando para reimaginar a forma como a moda é projetada, feita, usada, reutilizada e comercializada.

A roupa não vai apenas cobrir o corpo nu, mas vai “conversar” e receber atualizações. Nossa personalidade passará a ser refletida pelos “wearables” e se transformarão em poderosa ferramenta de exibição de personalidade.

As duas vertentes do futuro da moda: sustentabilidade e tecnologia vestível são uma síntese de como as novas novas descobertas científicas e tecnológicas impactam na produção e comercialização dos itens que vestimos e ajuda a fortalecer a moda ética e sustentável, bem como mudar a moda como a conhecemos.

Sobre tecnologia leia também E se a tecnologia do VAR funcionasse para a vida?

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

  1. Olá, tudo bem com vc?

    Aqui é o Bento Nasser, da Mega WhatsApp Marketing.

    Gostaria que você pudesse me dar um minuto para que eu pudesse lhe explicar por que te enviei esse mensagem.

    Muitos de nossos clientes apresentam a seguinte situação: tem um bom site, tem um bom produto ou serviço mas mesmo assim não consegue fechar seus pedidos ou suas vendas. Isso faz sentido pra você?

    Pois bem, o problema é que poucos sabem como resolver essa dor de cabeça e boa notícia é que eu tenho ótima solução pra lhe mostrar e que pode virar o jogo e mudar esse cenário!

    Conheça meu método para atrair clientes, visite: https://produtosdigitais.site/whatsapp

    Tire um tempo (é rápido), veja os vídeos explicativos de como nosso sistema funciona. O que posso te dizer é que se trata de uma ferramenta poderosa voltada exclusivamente para vendas, e mais, qualquer pessoa pode implantar em seu negócio.

    Grande Abraço,

    Bento Nasser

    ————

  2. Bom dia, meu nome é Augusto Nunes e sua empresa foi indicada para receber o PRÊMIO TOP OF MIND 2019.

    COMO RECEBER: Para receber o Certificado OFICIAL pronto para impressão personalizado com o nome da sua empresa, segmento de atuação , selo de qualidade que pode ser utilizado em todas as mídias e canais de comunicação utilizados pela empresa e dados relativos pesquisa, BASTA ENVIAR UM OK, é pago apenas o custo de envio.

    O CUSTO DE ENVIO PODE SER PAGO APÓS A ENTREGA DO MATERIAL no valor de apenas R$ 99,00

    -O certificado é enviado em PDF e JPG, a impressão fica a critério exclusivo de cada empresa homenageada.

    Atenciosamente
    Augusto Nunes
    Prêmio Top Of Mind
    Rua Vergueiro, 65
    São Paulo – SP
    CEP: 03687-010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade