Pesquisar
Close this search box.

» Post

SescTV celebra Dia da Consciência Negra com maratona artística dedicada à data

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra retoma, anualmente, a memória de Zumbi dos Palmeiras e seu projeto de acolhimento ao povo preto. Desta forma, a celebração também diz respeito a evidenciar o orgulho da cultura, da cor e da história de matriz africana. É diante deste conceito e de toda a sua abrangência que, durante os dias 19 e 20/11, o SescTV exibirá programação especialmente dedicada à data com transmissões de documentários, apresentações de dança contemporânea, especial musical, cinema conceitual e exposição, somando 23 atrações no período.

A maratona começa às 2h do sábado (19) e se estende até 23h59 do domingo (20) e traz alguns destaques. O episódio ‘Coleção’, da série documental ‘Monumentos’, que vai ao ar ao meio-dia de 19/11, conta com direção de Paulo Pastorelo e se propõe a fazer um mergulho na arte do colecionismo a partir de um papo com o recém-falecido artista plástico, museólogo e curador Emanoel Araújo, um dos principais símbolos da valorização e manutenção do portfólio artístico da negritude ao longo da história, atividade que culminou na abertura do Museu Afro Brasil. A peça, portanto, ultrapassa o ato de contemplação e adentra o resgate histórico necessário para a construção de novos futuros.

No mesmo dia, às 18h30, o SescTV veiculará o episódio ‘Pelourinho/Santo Antônio do Carmo’, da série ‘Arquiteturas’, em produção que se aprofunda na recuperação do Largo do Pelourinho e seus traços arquitetônicos e culturais que o fazem ser uma referência de diversidade, unindo construções coloniais de origem portuguesa – erguidas majoritariamente por escravos negros – terreiros de candomblé e sedes de organizações culturais erguidas ali como símbolos de resistência (incluindo o Olodum). A produção conta com direção de Paulo Markun e Sergio Roizenblit.

No dia 20, às 8h, a emissora apresenta o espetáculo de dança contemporânea africana ‘Sons D’ Oeste’, com a Trupe Benkady, gravado no Sesc Belenzinho em 2019, sob direção de Flávia Mazal. A apresentação permeia a dança de balé africano, trazendo instrumentos tradicionais como o balafon, dununs, djembê e berimbau. ‘Sons D’Oeste’ articula memórias e ritmos ancestrais, unindo dança, música, ritmo e corpo.

Às 13h30 vai ao ar o minidocumentário ‘Renata Felinto’, da mostra ‘Artérias’.  O episódio compartilha o processo criativo de Renata, fundamentado na identidade negra e feminina da pesquisadora, educadora, escritora, performer e ilustradora que se destaca pelo exercício da arte-educação em universidades e instituições de cultura. A partir de seus depoimentos são expostas as vulnerabilidades enfrentadas por famílias negras nos espaços de ensino e como a mídia reforça estereótipos desse povo ao associá-los à miséria. Por meio de sua exposição, “O ser tão doce na dureza”, a artista reflete sobre o sequestro de pessoas pretas trazidas para o Brasil, o silenciamento histórico da cultura de matriz africana e a transposição forçada de famílias desprovidas de seu passado.

O especial musical ‘Juçara Marçal canta Brigitte Fontaine’, dirigido por Camila Miranda, será exibido às 18h e leva ao público um show da cantora gravado no Sesc Pompeia em 2002, no qual ela interpreta o álbum ‘Comme a la Radio’, da artista francesa Brigitte Fontaine, famosa mundialmente por sua força artística que sempre esteve à frente de seu tempo.

(Serviço)

 

Especial Dia da Consciência Negra

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, 19/11

2h – Cena Inquieta – Bando de Teatro Olodum e Grupo NATA

5h – Sala de Cinema – Milton Gonçalves

6h – Artes Visuais – Emanoel Araújo

6h30 e 13h30 – Coleções – Ritmo – Jongo

11h – Sr. Brasil – Toninho Nascimento / Mariene de Castro

12h – Monumentos – Coleção

15h30 – Artérias – Renata Felinto

15h45 – Artérias – Sônia Gomes

18h30 – Arquiteturas – Pelourinho / Santo Antônio Além do Carmo

 

 

Domingo, 20/11

1h – Documentário – A Rainha Nzinga chegou

3h – Dança Contemporânea – Mensagens de Moçambique – Taanteatro

4h – Sala de Cinema – Milton Gonçalves

6h30 – Artes Visuais – Emanoel Araújo

8h – Dança Contemporânea – Trupe Benkadi – Sons D’Oeste

9h – Sr. Brasil – Toninho Nascimento / Mariene de Castro

13h30 – Artérias – Renata Felinto

13h45 – Artérias – Sônia Gomes

16h – Coleções – Ritmos – Tambor de Crioula

18h – Especial Musical – Juçara Marçal canta Brigitte Fontaine

20h – Monumentos – Coleção

21h30 – Instrumental Sesc Brasil / 12ª Bienal Sesc de Dança. Yebo Musical

22h30 – Documentário – Danças Negras

00h – Cena Inquieta – Grupo NATA e Bando Olodum

 

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

 

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade