Pesquisar
Close this search box.

» Post

As redes sociais representam uma revolução na forma como nos comunicamos, interagimos e evidência a figura dos influenciadores digitais (digital influencers), que são pessoas que se destacam como referências em suas respectivas áreas, e que conquistam milhares de seguidores que se interessam pelo conteúdo que expõem, criando oportunidades de negócios e fama fora das redes sociais.

Prevendo que humanos se tornariam avatares digitais, criou-se uma ideologia de como a tecnologia transformaria nosso viver, em um mundo totalmente digital, sem nem considerar o mundo físico e real. Vivemos em um mundo em que relações digitais substituíram boa parte do contato físico.

Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase da noite para o dia. Não há como negar que o mundo da tecnologia está obcecado com a moda, invadindo as passarelas e promete trazer novidades e comodidades para os consumidores. Leiam: https://jornalempoderado.com.br/tecnologia-vestivel/

O filme Avatar escrito e dirigido por James Cameron, nos traz referências mitológicas, culturais e tecnológicas e nos instiga a refletir sobre seu impacto em áreas como entretenimento (tecnologia 3D), tendência na moda e comportamento.

Resultado de imagem para avatar digital

A problemática está no fato de que os avatares influencers são uma invenção e a mensagem transmitida por eles podem mudar radicalmente da noite para o dia. O uso indevido dos avatares pode não só gerar uma por tratarem de questões comuns a pessoas reais como frustrações, decepções e desafios, mas manipular a opinião pública.

Os avatares como novos influenciadores surgem como resposta e amplificam a sinergia entre moda, arte e tecnologia – com a vantagem adicional de não se envolverem em escândalos, criam uma vida sob medida para a web e são  moldados de acordo com os interesses da empresa detentora.

Os diálogos estão mudando, mas vale lembrar a Lu, da rede de lojas brasileiras Magazine Luiza, atua com a cobertura humanizada da marca, interagindo com o seu consumidor final (de produto físico mesmo) de modo bem informativo e atual. Isso, sem mencionar que ela é uma das avatares mais antigas atuantes no Brasil.

Uma grande quantidade de avatares digitais da moda estão conquistando o mundo da moda e alcançaram grifes como Prada e Balmain, onde os robôs são os influenciadores da vez.

Em Janeiro deste ano, nasceu um dos primeiros perfis em formato avatar do Brasil, Vic Kalli foi inspirada em Lil Miquela e Noonoouri,  já estreou com um ensaio para a revista L’Officiel Brasil. Vic se define como paulista, de 21 anos, fashionista e traveller.

Resultado de imagem para vic kalli

Miuccia Prada percebeu o fenômeno e fechou parceria com a hispano-brasileira Miquela Sousa (@lilmiquela), assim como a Diesel. É um avatar com mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram, na temporada de inverno 2017/2018, conhecida como Lil Miquela, tem um single que viralizou no Spotify e foi escolhida como It Girl do verão pela Vogue.

Resultado de imagem para miquelina sousa avatar de moda
A hiperconectada Balmain, contratou Shudu Gram (@shudu.gram), a “primeira supermodelo virtual” da história, para ser sua garota-propaganda. Seu criador, James Cameron-Wilson, que se inspirou sobretudo pela boneca Barbie Princesa da África do Sul. Ficou conhecida da noite para o dia quando apareceu no Instagram usando um batom da Fenty Beauty , empresa de maquiagem da cantora pop Rihanna.

Resultado de imagem para shudu

Joerg Zuber, um designer gráfico, em fins de 2017, ele próprio introduziu Noonoouri no mercado e vem trabalhando com marcas como Marc Jacobs, Dior e Versace, fazendo publicidade para a linha de maquiagem de Kim Kardashian e mantém amizade com supermodelos, como Naomi Campbell.

Noonoouri: Saint Laurent

Os influenciadores digitais abrangem tanto youtubers, quanto instagramers, bloggers e afins, reduzindo-os a um nicho de mercado que cresce a cada dia. Não é à toa que já existem premiações divididas por categorias e até curso de graduação para ser influenciador digital.

O Instagram é uma ótima ferramenta de inspiração e de onde vem os influenciadores digitais. A rede social passou de 30 milhões de usuários em 2012 para mais de 1 bilhão no final de 2018 e o crescimento esperado para 2019 é de mais de mais de 60%.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade