Fabiano Oliveira, que ministra aulas em Aracaju, ensina o nosso idioma por meio de paródias das músicas do momento e faz um verdadeiro show!
Se lecionar é uma arte, o professor Fabiano Oliveira é um artista nato. Com seu trabalho de reconhecimento nacional, o docente lança um formato de “aulão diferente”, preparando os alunos no ensino integral, assim como para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sua pretensão é a de formar isso em uma espécie de turnê interativa. Vale ressaltar que Oliveira está entre os seis professores brasileiros destacados pela pesquisa do Ultracurioso que utilizam métodos diferentes para ensinar. E faz jus a isso.
“A ideia foi unir Língua, Literatura, Música e Teatro para levar aos palcos ensinamentos pedagógicos. Dou aula em escola pública de Sergipe e os meus alunos tem um espaço todo destinado a essa proposta, criado por eles mesmos. Trata-se de um projeto pioneiro de metodologias e práticas, intitulado Central de Estudos Linguísticos e Literários. O resultado de tudo isso é que as aulas viraram espetáculo. É uma mistura de canto, Língua Portuguesa, transformando tudo em diversão”, conta o professor.
Se a sala de aula do professor é disputada pelos alunos, os palcos, auditórios e ginásios andam lotados para acompanhar as aulas, ou melhor, o show. É assim que os alunos se referem à aula do mestre. A consagração profissional é comprovada com a recepção do professor na escola entre os alunos ou nas apresentações em ginásios e auditórios.
“Eu uso Língua, Literatura, Música e Teatro para levar aos palcos ensinamentos pedagógicos. A ideia é formatar o ‘Show da Língua’ unindo essas diversas linguagens. Eles gostam, aprendem e eu me divirto no palco ou na sala. Para mim, são dois lugares sagrados. A energia que vem deles é incomparável. Dou aula emocionado em diversos momentos”, revela.
A turnê “O Enem, o Sonho & Você”
Fabiano almeja rodar as principais escolas de Sergipe. O projeto “O Enem, o Sonho & Você” terá um set list de 18 músicas parodiadas de artistas consagrados, como Anitta, Ivete Sangalo, Netinho, Daniela Mercury, Ludymilla, entre outros.
A fórmula já vem sendo experimentada pelo professor e agora ganha formato profissional, os palcos sergipanos e, ao que tudo indica, em breve todo o Brasil. “Eu produzi 80% das paródias com a ideia de mostrar que podemos aprender a gramática normativa de forma leve e prazerosa, assim como a literatura deve ser vista com atração e não com repulsão na sala de aula”, finaliza.
Conheça o set list da aula!
- Prepara/Fonologia – Anitta;
- Se quis explorar/Quinhentismo – Anitta e Maluma;
- Vem, pra literatura aprender/O que é literatura – Anitta;
- Preparadinha/Análise Sintática – Anitta;
- Vou aprender Certin/Tipos de Sujeito e Predicados – Ludymilla;
- Argumentar no texto é bom/ Compreensão textual, Coesão e Coerência – Ludymilla;
- Machado explica, Fabiano explica/ Realismo no Brasil – Pablo Vittar;
- O barroco chegou/ Barroco Brasileiro – Pablo Vittar;
- Mulher nasceu pra amar / Romantismo – Ivete Sangalo;
- Combater o amor/Realismo características – Daniela Mercury;
- Rita baiana é sensual / Naturalismo – Cheiro de amor 12;
- Melô do pastorzinho / Arcadismo – Netinho;
- Antropofágicos / Modernismo – Daniela Mercury;
- Minha alma / Pós-modernismo – O Rappa;
- Asa Branca/Xodó – Variações linguísticas -Luiz Gonzaga;
- Medley de músicas – Figuras e funções de linguagem – Chico Buarque, Cazuza, Legião Urbana, Cheiro de Amor, Rita Lee, Luan Santana, Joelma, Sandy e Marília Mendonça;
- Mulher de fases/Ana Júlia – Medley;
- Swing da Cor/Funções de linguagem – Daniela Mercury.
(Crédito das Imagens: Divulgação/ Monique Eidy)