Por Linda Marxs
Dia 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres. Dia da luta pela igualdade feminina na sociedade, dia de celebrarmos nossas conquistas e vitórias. No dia de hoje, eu tenho algo especial para dizer às mulheres pretas: VOCÊ NÃO PRECISA SER FORTE O TEMPO TODO
Somos as mulheres preteridas, as que recebem menos anestesia nos hospitais, as que mais sofrem com desemprego, com racismo no ambiente profissional, com a solidão e a falta de representatividade.
Somos nós que choramos e lutamos para garantir que haja continuidade na
nossa luta cotidiana.
Aprendemos a ser fortes, resilientes e para a sociedade somos as incansáveis, as que não reclamam e não sentem dor. Seguramos a barra, cumprimos o que tem que ser feito, vamos além do esperado. Por isso mais do que nunca é importante dizer: mulher preta, você não precisa ser forte o tempo
todo.
Se ame em primeiro lugar. Seja forte mas respeite seus limites. Escute seu corpo, sua alma. Não deixe que as prioridades dos outros sejam sempre as suas prioridades.
Cuide da sua saúde, se ame,cuide do seu cabelo, abrace suas irmãs. Ria com seus amigos. Abrace seu companheiro ou companheira.
Chore no telefone, ouça aquela música triste, compre um presente pra você. Escute seu coração, fique sozinha, cante alto, dê um tempo pra você. Observe sua alimentação, pense no seu futuro, sonhe.
Você não tem que ser uma guerreira imbatível o tempo todo.
Às vezes você é apenas um mulher comum lutando para sobreviver neste mundo, às vezes você é uma moça com seus sonhos e inseguranças e muitas vezes é uma menina preta que precisa de amor, escuta e
carinho. Exija isso de quem quer que você seja forte.
Seja livre para sentir, para ter medo, para ter coragem, para ser quem você quiser. Não deixe decidirem se você é uma mulher preta agressiva, uma super mãe que dá conta de tudo ou uma profissional que todos confiam a ponto de deixar tudo nas suas costas. Seja uma, seja várias, seja todas mas lembre-se: você não precisa ser forte o tempo todo.
Respostas de 2
Excelente texto!
Obrigado Emílio, por nos acompanhar. Continue conosco!