Pesquisar
Close this search box.

» Post

25 de Maio o dia de África

dia-da-africa

Assinala-se hoje o dia de África, foi no dia 25 de Maio de 1963 que 32 chefes de estado se reuniram em Addis Abeba, Etiópia, com objetivo de defender e emancipar o continente, libertando-o do colonialismo e do apartheid. Os líderes presentes com o objectivo de tirar a África das mãos do domínio Europeu, assinaram uma carta de fundação e criaram a OUA (Organização de Unidade Africana).

Essa organização é para muitos um nado morto pois não consegue encontrar o caminho para o sucesso do continente, não consegue resolver os mais básicos problemas de África e dos africanos, a título de exemplo a União Africana nas conseguiu impedir a guerra na Líbia, permite que os franceses continuam a explorar alguns estados pagando cotas mesmo depois do colonialismo, essa mesma organização de diplomatas e burocratas não consegue terminar com a guerra na RD do Congo onde todos os dias centenas de pessoas com destaque a velhos e crianças fogem para a província da Lunda Norte no leste de Angola, e pra não variar é a mesma União Africana que não consegue se reunir com todos os países membros a fim de puderem dar basta às imiscuições de potências estrangeiras nos assuntos africanos. Até a própria data tem peso em poucos países africanos.
De todas as nações africanas apenas no Ghana, Mali, Namíbia, Zimbábue e Zâmbia decretaram feriado para esse dia.

Em Angola, há mais de 10 anos que o chamado dia de África deixou de ser feriado, uma atitude que custa compreender uma vez que o estado diz-se laico mas permite feriados como de sexta-feira santa que faz parte de uma celebração católica, afinal nem todo angolano é católico mas todos angolanos são africanos. Então como compreender essa atitude do estado angolano?

Essa data é daquelas que a nível de Luanda todo mundo publica nas redes a sua suposta africanidade exibindo seus trajes à moda africana, por incrível que pareça 24 horas serão suficientes para todo amor a nosso continente terminar, pois estes mesmos preferem voltar exibindo cenas ridículas que por fim você se questiona, “mas esses dreads são americanos, tugas ou brazucas”? Porque africanos são ou mostram ser, apenas no dia de África. Até a nível da imprensa os jornalistas que nunca se identificaram com músicas do continente, aproveitam dar o ar da sua graça iludindo assim alguns incautos.

África deve ser celebrada todos os dias, portanto não tem data convencional, se todos fizermos um pouco mais para o nosso continente podemos crer que vamos engrandecê-lo.

dia

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade