Pesquisar
Close this search box.

» Post

LUTO: VALMIRA SILVA PARTIU E COM ELA UMA PARTE DA LUTA SINDICAL!

Ontem, 03, nos deixou Valmira Luzia da Silva, historiadora, militante negra e dirigente do SINTRATEL, entidade sindical ligada aos trabalhadores de Call Center. Valmira faleceu após fazer uma cirurgia e ter complicações no pós-operatório.

O ano era entre 1997 e 1999 e estava eu, Anderson, trabalhando na minha P.A (ponto de atendimento), na empresa Softway, e via uma preta, baixinha, andando pra lá e pra cá, com dedo em riste falando com os operadores de Telemarketing sobre PL (participação nos lucros), assédio e um monte de coisa que não entendia direito na época, mas imaginava que dizia respeito às pessoas que ali trabalhavam, inclusive a mim.

Essa moça chega perto de mim e fala: “E aí, companheiro, vamos pra luta?”. E eu, sem entender e sem ter certeza direito do que ela queria, respondi: “Sim, vamos”! Após responder o chamado, voltei às minhas atividades, metas e atendimentos, sem saber que aquele dia mudaria, para sempre, minha vida. Valmira foi quem me deu meu primeiro livro “Manifesto Comunista” (o qual guardo até hoje com carinho) com direito à explicação de quem foi Karl Marx, Engels, Lênin, Cuba e sobre a “nossa luta” preta. Antes dela, tudo que tinha lido foi meio sem ordem e propósito, confesso, rs!

Para quem não conhece, o Sintratel é o sindicato dos trabalhadores de Telemarketing e foi, fazendo parte dele, em que iniciei minha militância política por um mundo mais justo. Ali, tive a honra de conhecer a Fabiana, o Ronaldo, o Alex, o Marco Aurélio e tantas outras pessoas maravilhosas. E tudo isso só foi possível porque um dia a Valmira me chamou para a luta.

Na última vez em que a vi, falamos do passado e de como ela ficou feliz em saber que saí da P.A e atualmente tenho o Jornal Empoderado. Mas hoje, Val, gostaria de te agradecer pelas aulas políticas, pelas trocas com trabalhadores(as) na porta da empresa e também dizer o quanto você ajudou a transformar a minha vida e a de todos que passaram por você. Continuarei, aqui, lutando por nós e por cada trabalhador(a) invisibilizado(a), precarizado(a) e assediado(a) desse país. Descanse em paz, minha querida amiga!

Sintratel – Sintratel realiza assembleia com trabalhadores (as) da empresa Flex no site Moreira de Godoi

Leia nota do SINTRATEL:

É com profundo pesar e imensa tristeza que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telemarketing (Sintratel) comunica o falecimento de uma de suas mais valorosas e combativas integrantes, Valmira Luzia da Silva, ocorrido na noite desta quarta-feira (03/04).

Valmira, era poetisa e historiadora cuja vida foi um exemplo de luta e dedicação às causas trabalhistas e sociais, deixa um legado de resistência e esperança para todos nós que tivemos o privilégio de compartilhar com ela momentos de luta e de construção de um mundo mais justo.

Desde os seus anos de formação, ainda no movimento estudantil dos anos 90, passando por sua atuação notável na UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e na UJS (União da Juventude Socialista), Valmira já demonstrava seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Sua trajetória no telemarketing, iniciada no início dos anos 2000, foi apenas o começo de uma militância fervorosa no Sintratel, onde desempenhou papéis cruciais na organização, no departamento jurídico e no financeiro da entidade. Sua voz, sempre firme e acolhedora, ecoará em nossas memórias como um chamado à ação e à solidariedade.

Além de sua luta incansável no âmbito sindical, Valmira deixou sua marca nos movimentos de mulheres, especialmente na UBM (União Brasileira de Mulheres), e no combate ao racismo, com sua atuação destacada na UNEGRO.

Sua presença era sinônimo de força, coragem e compaixão, inspirando todos ao seu redor a seguir adiante na luta por igualdade e justiça social.

Hoje, lamentamos sua partida, mas nos comprometemos a honrar sua memória, perpetuando seu legado de luta e garantindo que seu espírito revolucionário continue a guiar nossas ações.

O Sintratel expressa seus sentimentos e desejo de muita força e luz para os familiares.

Valmira Luzia da Silva, presente!

O Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB) assume a presidência da Comissão de Direitos Humanos e ao lado dele Valmira Silva, do Sintratel.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade