Pesquisar
Close this search box.

» Post

Encontro de Mídias Ativistas, em Maricá, é um sucesso!

Aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de julho o 7º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, em Maricá/RJ. Um grande encontro de jornalistas, mídias ativistas e militantes da comunicação para discutir pautas relacionadas a comunicação e o futuro do Brasil promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

O primeiro dia foi de reencontros, abraços e afetos entres mídias ativistas e jornalistas que não se viam havia muito tempo. Um evento com a cara da cidade de Maricá… O que isso quer dizer? Continue lendo.

Foram três dias de debates, homenagens e vislumbrando o futuro. Em um momento terrivelmente conservador, anti-democrático e infestado de discursos de ódio, o Encontro, foi um respiro. E o cenário não poderia ser melhor: Maricá, a cidade que só existia nos sonhos de quem sempre lutou por um Brasil socialmente responsável.

Falando sobre homenagens, duas foram muito significativas: O pai de Marielle Franco, Seu Antônio Francisco da Silva Neto, e  Geórgia Pinheiro, companheira de Paulo Henrique Amorim, emocionaram os presentes.

Na sexta-feira, a mesa “Civilização ou barbárie: O que está em jogo na eleição”  teve como grande destaque a participação da  ativista indígena do povo Paiter, Suruí Txai Suruí. Já no sábado, a mesa que tratou “Como enfrentar a guerra suja da campanha eleitoral”, teve como destaques  Letícia Sallorenzo, jornalista, linguista e autora do livro “Gramática da manipulação” e Guilherme Terreri, a Rita Von Hunty (Tempero Drag). Renata Mielli, que não pôde estar presencialmente no evento, entrou ao vivo, via videoconferência, para falar na mesa “Uma plataforma para democratizar a comunicação” .

Sábado foi dia de Roda de conversa e troca de experiências e lançamento de livros.

“Como derrotar o fascismo” , de Renato Rovai e Sérgio Amadeu; “Novos rumos da comunicação comunitária no Brasil”, de André Fernandes (org.) e “De Lula a Bolsonaro: combates na internet”, por Rodrigo Vianna;

Em uma das rodas de conversa Anderson Moraes, fundador do Jornal Empoderado, junto com Fred, do PT, e Daniel Pearl Bezerra, do Mídia Livre (Blog da Dilma), conversaram sobre a importância da mídia e seus desafios. Max Muratório e Adriana Martins, ambos do Empoderado, também participaram da conversa.

Anderson Moraes á esquerda, Max Muratório e Adriana Martins perto da bandeira LGBTQI+. Todos do Empoderado.

Domingo além da aprovação da Carta do 7º Blogprog, aconteceu eleição da nova comissão nacional do Blogprog e uma homenagem a Julian Assange (WikiLeaks).

(in)visíveis trabalhadores do evento

Sim, o evento só foi possível porque muita gente trabalhou incansavelmente para tudo funcionar. Altamiro Borges, o eterno presidente, um gentleman; Cidólis, Felipe Bianchi e Larissa deram show nas transmissões. Nada aconteceria sem a Dani, – existem boatos que o passe dela está mega disputado rs. 

Além do pessoal do Barão, não poderia esquecer o pessoal que trabalha no Teatro Henfil, na agência de turismo da cidade, o pessoal da segurança, da cozinha e limpeza. Eita povo simpático e cordial.

Maricá… a utopia que virou realidade!

Um dos projetos para que um país exista como nação democrática, socialmente responsável e humanizada é fazendo com que políticas públicas atendam de forma real a sua população. Sem isso, é impossível falar em justiça e qualidade de vida.

Maricá superou alguns desafios históricos com boa vontade e criatividade. Ao andar pela cidade basta pegar um Uber ou conversar com um(a) trabalhador(a) ou morador(a) para ouvir que a cidade é maravilhosa. Uma experiência única foi andar no Vermelhinho de graça. Sim transporte público sem custos para a população.

Novos ônibus começam a circular em Maricá (RJ) a partir de sexta-feira » Diário do Transporte

Há quem fale que exaltar Maricá é fazer campanha política. Sim, é. Pois atualmente é normal se reclamar diariamente do país, e muitas vezes, se tem a ideia que nada funciona. Porém, quando é apresentado um projeto de cidade que funciona, não pode-se entusiasmar? Por mais de uma década o PT (Partido dos Trabalhadores) transformou a cidade.

Fabiano Taques Horta é o prefeito que hoje dá o tom à cidade em que tudo parece funcionar. Da limpeza das ruas a Moeda Mumbuca que é a experiência financeira social  mais completa do país. O povo é assistido na prática. Quer saber mais sobre Maricá, veja, ou melhor, ouça o povo falando da cidade.

https://www.instagram.com/tv/CgX4AeSvBgf/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Com a palavra o simpático anfitrião, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade