Pesquisar
Close this search box.

» Post

O racismo estrutural que tira a chance do negro brilhar

O jornalista Chico Pinheiro numa entrevista na ESPN essa semana disse em alto e bom tom o motivo de ter vencido na sua carreira de mais de 40 anos.

“Dentre outras coisas, eu venci na carreira porque eu sou branco”.

Isso me fez refletir muito sobre o que o racismo estrutural decide o destino das pessoas de uma maneira definitiva, vou dar o meu exemplo pessoal, me formei em Jornalismo em 2003 e desde então sempre tive que trabalhar fora da minha área para conseguir o meu ganha pão, apesar de nunca ter saído da minha formação, pois fiz programas de rádio, internet, TV , sou co criador da página Respeito Futebol Clube, que engaja em prol a defesa das minorias nesse país tão sofrido como o nosso e de quebra estou aqui nesse jornal tão incrível desde o começo, com meus textos sempre terem uma boa repercussão em nossa causa, torço pro Empoderado ter cada vez mais visão e lucros reais para o reconhecimento de todos os colaboradores serem sentidos pelo bolso, pois somos incríveis e merecemos.

Será que isso não me dá créditos de eu trabalhar numa Globo, por exemplo? Eu me inscrevi na época no projeto Estagiar que daria a chance de um estágio na Globo aqui de São Paulo, mas fui eliminado na segunda fase. Sei da minha plena capacidade de trabalhar em qualquer mídia considerada “tradicional” do mercado brasileiro.

Enquanto não tivermos um governo que faça políticas sociais definitivas, esse abismo que separa os negros dos brancos continuará bem mais forte e real, pois mais capazes que somos, e precisamos urgentemente de rever essa desigualdade tão brutal, tão injusta, tão nojenta.

As pessoas vendo a minha capacidade nas diversas mídias que participo perguntam sempre a mesma coisa: “Jorge, porque você não está numa Globo, numa Folha, numa assessoria multinacional?”, eu respondia de diversas maneiras mas agora responderei de uma maneira bem simples e direta, “EU SOU NEGRO”.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade