Pesquisar
Close this search box.

» Post

Diversão Off Line 2023 e o Jornal Empoderado esteve lá!

Maior feira de jogos não digitais da América Latina.

O Jornal Empoderado (JE) esteve no DOF desse ano e pegamos depoimento de quem joga e trabalha com RPG* e jogos de mesa.

*RPG – Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente.

Renan, da Maloca Games nos falou: “Minha experiência no DOFF 2023 foi simplesmente incrível! O evento que reuniu mais de 100 expositores, incluindo editoras de jogos de tabuleiro, role-playing games, card games, wargames e outros tipos de jogos. Além disso, tive a oportunidade de participar de palestras com grandes nomes do universo, e esse ano veio uma galera da gringa pra fortalecer, o Reiner Knizia, uma das maiores personalidades da indústria de jogos, compartilhou sua rica experiência na criação de jogos, incluindo o sucesso “Lhama”. Kenneth Hite, criador de jogos incríveis como “Trail of Cthulhu” e “Night’s Black Agents“, trouxe um pouco de sua criatividade assustadora para o evento. E Tom Vasel, o rei dos podcasts de jogos de tabuleiro, cativou a todos com seu carisma e conhecimento.

O que mais me marcou no DOFF foi a diversidade de jogos disponíveis para experimentar, além de conhecer editoras independentes que tiveram a oportunidade de aparecer no maior evento de jogos da América Latina. Em especial o pessoal da Maloca Games, levando seus Afrogames, cheio de diversidade e representatividade, foi incrível, eles tiveram 4 lançamentos e foi um sucesso no evento. Em resumo o ambiente descontraído e animado do evento proporcionou uma experiência completa e que já me faz me preparar para o ano que vem.”.

Luciano Jorge que confidenciou que estará contribuirá para cena de RPG mais em Minas e que focará mais em sua pós gradução e produzir conteudo para o” no “Jogos e Quilombagens”, ou nos textos para o Empoderado. Mas não deixou de falar como foi o evento: “Estavam lá as Editoras Retropunk, com tantos títulos famosos e um espaço legal pra moçada jogar os títulos da editora. Estava lá a Jambo, que sempre me presenteia com algo maneiro, dessa vez foi o novíssimo “Blue Rose” um RPG numa pegada romântica, quero jogar!

E as Editoras independentes: tava lá e ganhei o Mojuba do meu mano Conti, que tá na Indievisivel, com meu mano querido Himura (que me deu o lindo IHunt), além da Coisinha Verde, a Secular e mais uma turma boa.

Lá você pode jogar os jogos analógicos que estão ainda em fase de desenvolvimento, como o Corespring dos meus amores Teru e Ariel. E tavam lá amigos como meu Mano Rafael Raca, o raçudo do Jaime (vi a Maria do Carmo Zanini, eu amo aquela mulher).

Isso sem contar que é uma oportunidade única jogar qualquer jogo do gênio Jorge Valpaços, meu amigo querido desde 2017, meu primeiro DOFF lá no Rio. Ele sempre propõe experiências únicas com cada jogo, com cada mesa. E foi incrível. Sem contar as palestras. Que estavam em um formato que gosto. A Cena dos jogos analógicos propõem temas e a curadoria do evento elege qual tema é pertinente.

Bom, aqui vem minha única crítica. Podemos avançar ainda mais. Soube que houve temas mais complexos, que precisam estar na ordem do dia, pensadas por minorias políticas. E acho que seria legal pensar em aprofundar mais nos temas. O DOFF está pronto para isso e a cena também.”.

… E por fim, falamos com Paulim e Racks, do “Bora Jogá“:

“Estivemos no Diversão Offline pela terceira vez e, neste ano, fomos como produtores de conteúdo. O evento estava fantástico, repleto de novidades e muitas pessoas maravilhadas por tudo que via. O espaço era bem maior do que na última edição de 2022, com isso, as editoras investiram em stands maiores, o que os deixou bem mais bonitos.

A praça de alimentação também estava bem ampla, atendendo os mais variados gostos. Como hobbysta, ficávamos maravilhados por onde passávamos, já como produtores de conteúdo, conseguimos fazer diversas entrevistas para tentar passar ao público um pouquinho da sensação da felicidade que estávamos vivenciando e, também, para que conhecessem melhor o evento.

O objetivo do nosso canal é divulgar e expandir o hobby, não só para o público que está começando, mas, principalmente, para quem ainda não conhece esse maravilhoso universo lúdico. Acreditamos esfar no caminho certo. Que venha o doff do próximo ano!”

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade