Por Anderson Moraes
Uma grande parte do Brasil ainda se “orgulha” de seus preconceitos e regalias para uma parcela branca da sociedade. Posto isso, estamos indo para o terceiro ano de governo Lula e temos ainda muito o que avançar, seja em direitos humanos, quebra de privilégios e aumento do protagonismo negro, periférico e indígena.
Mas houveram avanços sim, e um deles foi ver o reconhecimento do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania juntamente com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) que premiou 120 entidades reconhecidas por seu trabalho nas periferias. O Jornal Empoderado foi uma das premiadas. Mostrando nosso compromisso com o jornalismo social feito nos territórios.
E as condecorações não terminaram ai e tenho a felicidade de relembrar que a Bancada Feminista do PSOL nos homenageou no mês da Consciencia Negra. E as outras entidades que também foram prestigiadas pela mandata são as que diariamente combatem o racismo no país.
Outro momento especial, como jornalista, foi receber uma moção pelo meu trabalho entregue pela Juliana, do coletivo Ativoz, dia em que a maravilhosa deputada estadual Monica Seixas foi homenageada, na Câmara Municipal de Osasco. E um momento também único e incrível foi ser reconhecido como “Um dos jornalista negros mais admirados do Brasil”.
Esse ano foi de vitórias e para isso precisamos contar com parceiros que continuam acreditando em nós. Não se chega até aqui sem parceiros como o Sindicato dos Bancários de São Paulo, na figura da grande Neiva; a Prefeitura de Maricá, o pessoal do Simple ADS, AJOR, Território da Notícia, Barão de Itararé, FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação FNDC, Prerrogativas, aos movimentos sociais e negro, além de cada pessoa que acompanha nossas redes sociais e quando nos encontram cobrindo eventos, shows, manifestações, atos.
Um agradecimento mega especial vai para quem constroi no dia a dia o Jornal Empoderado. Se aqui fosse um time de futebol ou uma super equipe de super herois, teríamos uma seleção composta por Tati (edição), Solano (redes sociais), Ina Henrique (fotógrafa), Victor (T.I) e toda equipe maravilhosa que nos faz estar entre as mídias mais respeitadas e queridas no país. Obrigado!
Que os protetores nos guiem e nos protejam para mais um ano de batalhas e vitórias. Axé, aleluia, amém…
Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso