Pesquisar
Close this search box.

» Post

Nossa homenagem ao jogador Neco, grande ídolo do Corinthians!

Neco Corinthians2

O JE deixa seu recado de agradecimento a esse eterno defensor do Timão

Por Anderson Moraes

Edição e Revisão: Priscilla Silvestre

Hoje viemos dar os parabéns ao nosso primeiro grande ídolo: Manuel Nunes, mais conhecido como Neco. Ele nasceu em São Paulo, dia 7 de março de 1895, e jogou no Corinthians por muito tempo, totalizando17 anos. Um grande feito defendendo o manto do Timão! E por anos foi o único a ter um busto no Parque São Jorge. Neco começou no terceiro quadro do Corinthians em 1911 e foi muitas vezes campeão. E não para por aí, pois, além de jogador, Neco foi também treinador do time em alguns momentos (1927 e 1937/38), chegando a levantar uma taça em 1937. Jogou em 313 jogos, marcou 235 gols e comandou os títulos do Campeonato Paulista de 1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928 e 1930. Ao todo, Neco atuou em 313 jogos e marcou 237 gols com a camisa alvinegra. Foi protagonista das primeiras conquistas do clube, os Campeonatos Paulistas de 1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929 e 1930. Neco amava tanto o Corinthians que ajudou a estruturar o clube: foi marceneiro pelo clube e doou a primeira bola para o elenco.

Curiosidades: Em um jogo contra o Palmeiras, após uma confusão com o goleiro e percebendo que nosso Timão estava sendo prejudicado, não pensou duas vezes, sacou da cinta que segurava os shorts e correu para dar umas cintadas no(s) adversário(s). Isto que é atitude! Mas onde mostrou que era o verdadeiro mosqueteiro da Fiel (mesmo o termo ter sido inventado somente em 1929) foi quando em 1915, percebendo que o clube poderia ter seus imóveis penhorados da sede que passava por dificuldades financeiras graves, não pensou duas vezes e “levou” todos os pertences para sua casa. Neles estavam uniformes, troféus, documentos, bolas de futebol etc. Tudo para não ver tomadas estas “relíquias”, caso fosse executada a penhora. Ele “guardou” a história do clube em sua casa e nós o guardamos “ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES. PARABÉNS, NECO!”.

(Créditos das Imagens: Literatura na Arquibancada/ Baú do Corinthians)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade