Pesquisar
Close this search box.

» Post

Saiba se você não está vivendo um relacionamento abusivo

É possível que alguém que esteja ou tenha se preparando para viver um dia dos namorados fascinante ao lado do seu par viva um relacionamento abusivo? Sim.

Esse é um tipo de relacionamento que possui várias nuances e só é percebido quando o caso chega ao extremo.

Ou melhor, algumas vezes o relacionamento já se mostra assim desde o início, mas, existe uma dificuldade muito grande de perceber que está em um relacionamento abusivo.

​Dados da organização norte-americana DayOne indicam que uma em cada três jovens já vivenciou algum tipo de abuso em suas relações amorosas seja ele sexual, moral, verbal ou física.

A dificuldade de reconhecimento de abuso no relacionamento acontece principalmente nos casos de violência moral. De acordo com a psicóloga Paula Soares, ofensas, chantagem, isolamento e humilhação, controle , assim como o ciúme em excesso, são sinais de abuso.

Uma história real que poderia ser a sua

​Confundir abuso com amor foi o que levou a jornalista Fernanda Paes, a viver um relacionamento abusivo por anos desencadeando um problema psicológico. As agressões verbais foram aumentando à medida em que o relacionamento se desenvolvia. Um  ano e meio após o inicio, casada, com um filho pequeno e alguns quilos acima do peso, ela se viu em uma situação que parecia não ter fim.

Alvo de agressões psicológicas por conta das críticas constantemente recebidas do agora ex- marido ela buscava conquistar o amor daquele que a desprezava com presentes e viagens, mas as ofensas só aumentavam. “Eu achava que a culpa era minha e que era muito do jeito dele por sempre ter sido grosseiro.  Eu sempre deixei passar as situações ate que essas grosserias também passaram a ser feitas na frente dos outros.” – relata Fernanda.

 

Aceitar o problema e buscar ajuda é essencial

Os abusos causam efeitos devastadores afetando diretamente a autoestima de quem sofre.

O ciclo se inicia com sutis ofensas chegando a agressões físicas. Em casos mais extremos levando a morte.

Segundo a especialista Paula Soares, quem permanecesse durante muito tempo em um relacionamento abusivo tem dificuldade de sair e é necessário tratamento psicológico para alterar o comportamento e romper com os padrões.

É feita uma investigação para que o profissional possa trabalhar os pensamentos que o paciente possui e verificar as crenças centrais, com isso o paciente que sofre por comportamento abusivo de seus parceiros consegue se desvincular deste tipo de relacionamento.

 

Ajuda online

Vídeos como o da coach Carol Ferreira sobre as fases do relacionamento abusivo fazem sucesso na internet e alertam mulheres e homens para o risco de se vivenciar esse tipo de relação.

https://www.youtube.com/watch?v=1L6HB97lbrQ

A organização Day One também divulga pela internet o vídeo “Don´t confuse love and abuse” apontando as principais características que indicam abuso.

https://www.youtube.com/watch?v=1L6HB97lbrQ

 

Reprodução

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade