Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mês das Mulheres Machos em Discurso

8 de março é o dia Internacional da Mulher.

A luta histórica das mulheres à reivindicação por igualdade salarial, com o tempo ampliou as pautas para além da desigualdade salarial, mas também contra o machismo e todo tipo de violência.

Dizem alguns historiadores que foi em 8 de março de 1857, que 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio dentro de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Acredita-se que foi intencional para coibir, greves, manifestações das mulheres por mais espaço na sociedade.

165 anos depois, no Brasil da abolição inacabada em 134 anos, temos como os assuntos mais comentados dois homens.

Um da Casa Grande, Deputado Arthur Duval, descrevendo a moda da Casa Grande as mulheres objetos e seus desejos patriarcais. De outro lado a Senzala: Givaldo Alves, um poeta sincero, cujo único tênis ” de cristal” que tinha ficou no carro “carruagem” onde fez fumaças de amor com carinho na “princesa” de Planaltina a luz da lua. A “meia-noite”, voltou a ser negro e pobre  foi punido por ser feliz por alguns minutos, apanhando muito. E descobrindo que para Casa Grande seu corpo preto só terá afeto em estado de surto psicótico, mas a violência contra a sua existência é sanidade à brasileira.

Ela, depois da “meia-noite”, voltou a ter seu corpo institucionalizado, sua libido questionada, suas vontades e desejos decidido pelos outros. Uma mulher que pensa o que pensa, deseja seus desejos e sente os seus sentimentos e resolve fazer o que pensa, sente e deseja, no mês da mulher, só em surto psicótico para este velho Brasil. A mulher sem voz, institucionalizada, sendo descrita e definida pela visão e voz de especialistas e pelos discursos dos machos é assim a normalidade da sanidade à Brasileira.

E ainda sim, apesar dos memes, e dos discursos um monte de “Arthur Duval”, continuaram decidindo pela manutenção da miséria dos brasileiros como Givaldo.

Ainda sim por alguns anos os homens serão protagonistas no dia e no mês das mulheres. Hora pelo horror, hora pela dor.

O sufrágio feminino, direito a votar e ser votada, precisa ser consolidado.  Mais mulheres nos editoriais, mais mulheres na política e mais negras no poder com consciência histórica e de classe. Assim poderão intervir em nossa educação agarrada a 1857.

O que Casa Grande & Senzala tem haver com esse assunto? Nada.

Porém, tudo. No Brasil, tudo tem haver com a Senzala que tem valor mas não lhe dão valor e na pode comprar e com a Casa Grande que tem preço, tudo  pode comprar mas não tem valor.

E se fosse com o mendigo gato?

Esse foi modelo, chefe de cozinha, casou e teve filhos pela meritocracia de ser supostamente gato e com a certeza de ser branco.

Mas depois da Matéria houve uma novidade. Não, não foi uma mulher protagonista da novidade, foi outro homem, o Will Smith batendo em outro homem, no Oscar para defender sua esposa, Jada Pinkett Smith, que até agora não falou, apenas falam por ela. E um grande número de mulheres finalmente sentiu que existe um aliado do lado masculino.

Quem dera rosas, perfumes e promessas fossem uma luz no fim do túnel.

A única esperança é a luta das mulheres, é a única forma de libertação dessa sombria masculinidade tóxica; supostamente, às vezes, em desconstrução.

Que as eleições vindouras tragam muitas lutadoras negras para o poder para entrarmos firmes e fortes no século 21. Com mulheres podendo sentir o que sentem, desejar seus desejos e pensar sem culpa seus pensamentos para  realizarem seus sentimentos desejados e pensados e ser a principal voz sobre eles.

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MAATÉRIAS DESTE AUTOR:

 

 

A Malandragem na Arte de Anitta.

 

Casa Amarela – Um restauro na memória – Jornal Empoderado

 

 

Apito para Cachorro

 

 

 

 

Edital de todos para todos.

 

 

 

“I love quebrada”

 

ZUMBI NÃO TINHA ESCRAVOS? ZUMBI TINHA ESCRAVOS ??

 

Queermuseu uma arte que a ‘não política’ não quer!

Veganismo no Pedal

 

 

 

NEGRAS SIM! COM AMOR ALÉM.

 

Amém, Justiça de Xangô, no TRF3 de SP

 

Encontro Sudeste do Movimento Nacional da População de Rua

 

Trágedia Real da 4a Feira (TRF4)

 

GUEDALA À GEDDEL  NADA A COMEMORAR

 

Hitler não sabia que era Hitler

 

Edital de todos para todos.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade