» Post

Dona Jacira volta com Podcast para contar suas ESTÓRIAS!

O projeto traz reflexões sobre suas memórias e raízes culturais

O Jornal Empoderado esteve na coletiva de imprensa da Casa Cultural de Dona Jacira (18/10), na zona norte de São Paulo. Dona Jacira é mãe de Evandro Fióti e Emicida.

Foi uma manhã de trocas de amores e saberes. Iniciou com um gostoso e carinhoso café da manhã e terminou com abraços e afagos dos jornalistas presentes em Dona Jacira que apresentou a nova temporada de seu Podcast “Café com Dona Jacira“.

Dona Jacira está de volta ao mundo dos podcast com a segunda temporada do “Café com Dona Jacira“, espaço em que trata temas como ancestralidade, maternidade, amadurecimento, questões ligadas à idade e à feminilidade, e outros desafios que influenciam a vida cotidiana. Nesta nova série de seis episódios, que será lançada no dia 25/10, a Dona Jacira convida os ouvintes a explorar os costumes ancestrais que marcaram a sua infância, revelando a riqueza da cultura e da convivência comunitária a partir de suas memórias sensoriais.

A palavra-chave dessa nova temporada é “Ndotolo“, uma expressão africana que significa comunicação sensorial e que tem sido renegada há muito tempo. Determinada a resgatá-la, Dona Jacira tornou cada episódio um convite para o ouvinte embarcar em uma jornada interior, permitindo-se resgatar e harmonizar seu ndotolo, encontrando equilíbrio e paz em seu ser.

Sobre Dona Jacira

Ouvimos, de Dona Jacira, a sua “relação” com a escola (chegou a ser colada para limpar banheiros) e como isso impactou a sua vida. Tendo Marta Suplicy como uma incentivadora para que não abandonasse os estudos. E foi na leitura que ela se encontrou como intelectual e contadora de estórias.

Ela demonstra a cada momento seu amor pelos filhos e filhas. E falou aos presentes que um filho (a) sempre volta para casa da mãe quando o seu coração aperta. Ous eja, os filhos sempre são da mãe e não do mundo.

Ela falou do inicio do Laboratório Fantasma e do Podcast em sua casa. Um momento engraçado foi quando disse que o galo que canta em seu quintal acabou entrando nas gravações dos podcasts. E que suas estórias tem sabor de café e da sua mãe.

O JE foi representado pelo jornalista Anderson Moraes e a fotógrafa, Ina Henrique. Ao JE, Dona Jacira, respondeu qual a relação do espaço cultural que ela criou no bairro e a sua vizinhança? Ela respondeu falando que existe sim um distanciamento das pessoas (do bairro) com o que ela faz. Talvez, pelo fato de seu vizinhos terem outros interesses. Mas, ela fica feliz de ver seus filhos (as) e tantas pessoas entenderem seus discursos (estórias).

Dona Jacira mostrou incômodo quando falou das pessoas que só aparecem em sua casa quando seu filho, o rapper Emicida, vai visitá-la. Por fim, ela culpa que esse distanciamento se dá muito por culpa de uma estrutura escolar que vira o povo contra o povo.

“O espaço de alimentar tem que ser o espaço de tecer ideias, trocar saberes e afetos…e as crianças fazem parte dessa trocas” – Felipe

Agradecimento especial a Silvana Inácio, Ghabriella Costermani e a simpática Kátia Roque, filha da Dona Jacira.

Entre vários momentos de risos, afetos e testemunhos, ficamos sabendo da sua relação com o café, sua família e com escrever estória, com “e”. Se a estória é dela não é ninguém que vai dizer o que é certo na sua escrita. Então, que Dona Jacira continue contando por décadas suas estórias. Obrigado, pela manhã com gosto de saber, amor e café!

Fotos: Ina Henrique

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade