» Post

Show ‘Flores Pretas’ celebra compositores negros na música popular brasileira

O show Flores Pretas, que será apresentado nesta sexta-feira, 9 de maio, no Sesc Casa Verde, convida o público a uma imersão na herança musical afro-brasileira por meio de uma experiência sensível e potente, que conecta gerações, histórias e emoções.

Idealizado pela cantora e compositora Valéria Custódio em parceria com o quarteto de cordas Quatriblack — formado exclusivamente por mulheres negras — o projeto propõe um tributo à riqueza de compositores e compositoras negras na música popular brasileira. Compõem o quarteto Emy Marques (1º violino), Cássia Schneider (2º violino), Ruth Schneider (viola) e Reblack (violoncelo). Os arranjos foram criados especialmente para o espetáculo pelo músico Paulo Henrique PH, que também assina a direção musical. A produção é de Uílian Campos.

“Eu tinha produzido um show do Quatriblack para o Sesc, foi em maio e tinha feito ainda um arranjo de ‘Andança’ para a Valéria com a Orquestra Sinfônica. Quando fiz esse show, tive a ideia de juntar a Quatriblack e a Valéria. Já conhecia a música Flores Pretas da Valéria, liguei pra ela e falei de um projeto que tinha chamado ‘Flores Pretas”, sugeri para ela, que achou demais. Começamos então a escolher repertório, tinha muitas ideias da temática de compositores negros e compositoras, tanto homens quanto mulheres. Sugeri algumas músicas, Valéria trouxe outras e a gente montou um repertório com algumas que já tinha arranjado”, conta Paulo Henrique PH.

O repertório reúne clássicos da música popular brasileira compostos por artistas negros, incluindo: “Flores Pretas” (Valéria Custódio e Thiago Fernando), “Andar com Fé” (Gilberto Gil), “Azul” (Djavan), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho), “Pintura sem Arte” (Candeia), “Nasci pra Sonhar e Cantar” (Dona Ivone Lara), “Cordeiro de Nanã” (Os Tincoãs), “Zé do Caroço” (Leci Brandão) e “Sorriso Aberto” (Jovelina Pérola Negra).

“A experiência proporcionada pelo ‘Flores Pretas’ não é apenas uma viagem pela rica herança musical brasileira, mas também uma celebração emocionante e envolvente que conecta gerações e emoções, proporcionando ao público uma experiência musical que ressoa profundamente”, afirma Valéria Custódio.

O projeto também destaca a importância da presença e da valorização das mulheres negras na música. Valéria, voz principal da apresentação, representa esse elo entre o passado e o presente musical.

Para Ruth Schneider, violista do Quatriblack, participar do projeto é também um ato de afirmação cultural e instrumento de transformação: “O convite para participar do projeto Flores Pretas foi feito logo após uma apresentação no Sesc Mogi. O produtor Uillian Campos apresentou nosso trabalho para Valéria e ela de cara achou bacana essa interação. Com auxílio do produtor musical Paulo Henrique tivemos contato direto com o repertório e logo gostamos do projeto que ela vem desenvolvendo. Acredito que o projeto ressoa com a missão do nosso quarteto de usar a música como transformação social. ‘Flores Pretas’ tem importância, pois eleva e celebra a cultura afro-brasileira, algo que acredito ser essencial para a construção de uma sociedade inclusiva e consciente de suas raízes. E poder contribuir nesse contexto é uma forma de valorizar e celebrar nossa rica herança cultural”, conta Ruth.

Após a apresentação no Sesc Casa Verde, o espetáculo segue para o Sesc Mogi das Cruzes, no dia 18 de maio.

Serviço

Show Flores Pretas

Valéria Custódio e Quatriblack

Onde: Sesc Casa Verde

Endereço: Avenida Casa Verde, 327, no bairro Jardim São Bento.

Data: 09 de maio de 2025.

Horário: 17h.

Entrada Gratuita.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade