» Post

Não é novidade para ninguém que Tarcisio, o governador de SP, tem a intenção de privatizar a Sabesp, a empresa de capital misto do Estado de SP, responsável por distribuir água, tratar o esgoto, entre outras coisas mais. Indo direto ao ponto, basicamente, o plano é vender a metade que ainda está em poder do estado e, com o dinheiro arrecadado, subsidiar o barateamento da conta de água com o dinheiro arrecadado na venda. Oi? A ideia é mais ou menos essa: você vende a sua casa e começa a pagar aluguel na mesma casa para o novo dono. Faz sentido? Claro que não. A argumentação usada é que com a empresa privatizada o custo cairá para o consumidor (de maneira maquiada, pois o dinheiro não é infinito), e que áreas onde a água ainda não chega serão contempladas, com números de atendidos chegando a 7 milhões de pessoas* mas sem revelar ao interlocutor que esse número é uma soma de realidades distintas muitas vezes.

Veja, esse não é um artigo para dizer que não é preciso resolver o problema de saneamento básico da população, sobretudo preta e periférica, mas o fato que queremos apontar é de que não há um planejamento que tenha o povo como o centro da questão. Simplesmente, o plano de Tarcisio é tomar aquilo que é nosso e vender para aqueles mesmos que já exploram a maior parte da população todos os dias.

A privatização da CEDAE no RJ (estado do governador – tsc) fez com que inúmeros problemas começassem a estar mais presentes no dia a dia da população. Em SP, as linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, além do metrô da linha 5 (Salve Capão), a cada dia ampliam as margens do recorde de falhas. Coincidência ou não, todas privatizadas. E com a água? Como vai ser? Um erro nesse setor e podemos ter um colapso do dia para a noite em nosso Estado.

Se a ideia for se arriscar e vender aquilo que deve ser DIREITO a todos, e principalmente das próximas gerações, que por sua vez vão ter muitos problemas com isso, estamos no caminho certo para o caos. Agora, se nós queremos construir um futuro justo em que todos tenham a sua dignidade assegurada, então é hora de lutar e impedir que essa grande bobagem ganhe corpo de vez.

O Jornal Empoderado participou de um papo sobre a privatização da Sabesp no último dia 15/09, no canal do Barão de Itararé. Você pode conferir aqui no link.

Paz!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade