Não é novidade para ninguém que Tarcisio, o governador de SP, tem a intenção de privatizar a Sabesp, a empresa de capital misto do Estado de SP, responsável por distribuir água, tratar o esgoto, entre outras coisas mais. Indo direto ao ponto, basicamente, o plano é vender a metade que ainda está em poder do estado e, com o dinheiro arrecadado, subsidiar o barateamento da conta de água com o dinheiro arrecadado na venda. Oi? A ideia é mais ou menos essa: você vende a sua casa e começa a pagar aluguel na mesma casa para o novo dono. Faz sentido? Claro que não. A argumentação usada é que com a empresa privatizada o custo cairá para o consumidor (de maneira maquiada, pois o dinheiro não é infinito), e que áreas onde a água ainda não chega serão contempladas, com números de atendidos chegando a 7 milhões de pessoas* mas sem revelar ao interlocutor que esse número é uma soma de realidades distintas muitas vezes.
Veja, esse não é um artigo para dizer que não é preciso resolver o problema de saneamento básico da população, sobretudo preta e periférica, mas o fato que queremos apontar é de que não há um planejamento que tenha o povo como o centro da questão. Simplesmente, o plano de Tarcisio é tomar aquilo que é nosso e vender para aqueles mesmos que já exploram a maior parte da população todos os dias.

A privatização da CEDAE no RJ (estado do governador – tsc) fez com que inúmeros problemas começassem a estar mais presentes no dia a dia da população. Em SP, as linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, além do metrô da linha 5 (Salve Capão), a cada dia ampliam as margens do recorde de falhas. Coincidência ou não, todas privatizadas. E com a água? Como vai ser? Um erro nesse setor e podemos ter um colapso do dia para a noite em nosso Estado.
Se a ideia for se arriscar e vender aquilo que deve ser DIREITO a todos, e principalmente das próximas gerações, que por sua vez vão ter muitos problemas com isso, estamos no caminho certo para o caos. Agora, se nós queremos construir um futuro justo em que todos tenham a sua dignidade assegurada, então é hora de lutar e impedir que essa grande bobagem ganhe corpo de vez.
O Jornal Empoderado participou de um papo sobre a privatização da Sabesp no último dia 15/09, no canal do Barão de Itararé. Você pode conferir aqui no link.
Paz!