Pesquisar
Close this search box.

» Post

O LEGADO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DOS BRASILEIROS

A pandemia a cada dia que passa nos deixa com um misto de sentimentos em relação a tudo o que estamos vivenciando nos últimos tempos. É tanto descaso, insensibilidade, falta de controle, falta de humanização, falta de empatia, falta de cuidado e falta de respeito em um desgoverno que amedronta e ameaça a própria nação dia após dia!

É triste perceber como a população sofre com tamanha crueldade relacionada a questão que é basilar como garantia de sobrevivência, motivação e manutenção do ser humano. Ao observar as necessidades estipuladas na pirâmide de Maslow (um psicólogo americano conhecido por desenvolver a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou como é mais conhecida a Pirâmide de Maslow) é possível perceber as necessidades básicas primárias que são as fisiológicas (respiração, comida, água, sono…) e as de segurança (segurança do emprego, da saúde, de moradia, de recursos…).

Necessidades essas que mostra o ser humano como ser biológico e que estão vinculadas com a necessidade de sentir-se seguros, sinalizando inclusive que são as mais importantes, pois se trata da necessidade de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, de segurança, de emprego, de saúde, etc.

Em minha atuação profissional como psicóloga clínica tenho percebido o quanto a pandemia tem influenciado no adoecimento psíquico e emocional da população, é notório o aumento de casos com quadro clínico de Ansiedade, Pânico, Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), dentre outros. Inclusive, com o aumento acentuado de casos com ideação suicida e tentativas de suicídio.

A pandemia mostra o que já existia, e que, não era observado ou mesmo cuidado.

A pandemia deixa marcas em várias pessoas que perderam o mínimo para conseguir sobreviver, sem contar ainda, com o luto que é provocado de várias formas através da falta de amparo e cuidado em relação as necessidades básicas para se sobreviver com dignidade. Onde pessoas sofrem com a fome, com a falta de emprego, que nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos, com a falta de dignidade.

Esse caos provoca raiva, medo e angustia, pois quem tem fome tem pressa! Esse é o legado da pandemia, e ao acompanhar a evolução dos casos na CPI da covid é possível perceber qual é o verdadeiro sentido da vida da população para quem deveria promover a prevenção e orientar/nortear as medidas de controle e combate a pandemia.

É preciso ações estratégicas de políticas públicas para que possa acolher o sofrimento e a dor provocados pela Covid-19 na sociedade. Pois, vivenciamos um desastre de proporções gigantescas com várias mortes e várias perdas que podem inclusive provocar quadros de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) com prejuízos sérios a saúde mental e emocional de nossa sociedade.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

6 respostas

  1. Excelentes reflexões. Em um momento tão dramático quanto o atual, em que a insegurança e a insensibilidade imperam, textos como estes são importantes para compreender e tratar as pessoas durante e pós a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade