Pesquisar
Close this search box.

» Post

A maior parte das pessoas lembra da princesa Isabel quando o assunto é a Abolição da Escravatura. A educação escolar acaba hoje por esquecer tantas outras figuras da história e seu maior protagonista.

No dia 19 de agosto de 1849 nascia no Recife, e particularmente no engenho de Massangana, o escritor, diplomata e um dos maiores estadistas que o Brasil já teve. Filho do senador José Tomás Nabuco de Araújo, era branco e pertencia à aristocracia pernambucana.

Na meninice, filho de senhor de engenho, teve o primeiro contato com a escravidão, sendo profundamente influenciado pela madrinha e pelos escravos do engenho.

Ainda muito jovem formou se em Direito em 1870 seguindo logo carreira diplomática como adido, primeiro em Londres e mais tarde em Washington.

Mais tarde, por orientação do pai, mudou se para a capital do país. Desde pronto defende as bandeiras da monarquia e da abolição da escravatura, causas tão distintas mas que se aproximavam na época. Nabuco pensava a frente de seu tempo. Acreditava, mesmo sob o âmbito da monarquia, num estado moderno sem escravos e com uma grande mão de obra.

Entre 1881 e 1884 viajou para a Europa produzindo, em Londres, “ O Abolicionismo”, sua maior obra. Em 1888, por influência de Joaquim Nabuco, do engenheiro André Rebouças e pressão de diversos setores da sociedade, a princesa Isabel assina a Lei Aurea, documento que abole a escravidão no país. De novo no Brasil, é reeleito deputado por Pernambuco. Com a proclamação da República, em 1889,  perde espaço político, afastando-se da câmara.

Dalí até o fim da vida trabalha como diplomata, trabalhando de forma brilhante na  melhora da relação do país com os países vizinhos e da Europa. Também nesse período ajuda, junto a Machado de Assis, a criar no Rio de Janeiro a Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Nabuco foi peça fundamental na Abolição da Escravatura, sendo um dos maiores estadistas que o Brasil já teve e referência para a atualidade.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade