Pesquisar
Close this search box.

» Post

O Carnaval invisível É LINDO

O Jornal Empoderado cumpre a lacuna editoria de dar “Voz aos Invisíveis”.

E por invisíveis entendemos os pouco ou nada vistos pela mídia e imprensa hegêmonica.

O Jornal Empoderado iniciou esse ano a cobertura das escolas mais importantes do nosso carnaval pois é de lá que saem futuramente as escolas do Grupo Especial.

O Carnaval é para todos. A mídia escolheu  seus favoritos. 

As escolas especiais,  Salvador e os bloquinhos de rua. 

Pouco se sabe da tradição viva, sem bilheteria, perto do metrô, perto do povo

A UESP, com a batuta de Nenê na Presidência, organiza há 50 anos o Carnaval nos bairros.

 

Nêne Presidente da UESP

 

 

Por vezes surgem “do nada” uma Escola NO GRUPO Especial, parece que nasceu nas Escolas de Acesso. Pois todo o trabalho da UESP é desconhecido e pouco aproveitado pela população.

Conforme nos informou a assessoria de imprensa da UESP: 

“ Todas as agremiações participam do concurso oficial do Carnaval de São Paulo. São 7 grupos e as duas melhores escolas colocadas vão subindo até no Grupo Especial:

– Grupo Especial (Liga)

– Grupo de Acesso 1 (Liga)

– Grupo de Acesso 2 (Liga)

– Grupo Especial de Bairros (UESP)

– Grupo de Acesso de Bairros 1 (UESP)

– Grupo de Acesso de Bairros 2 (UESP)

– Grupo de Acesso de Bairros 3 (UESP)

Todo ano 2 sobem de grupo e 2 (ou 3) descem de grupo”

O Jornal Empoderado acompanhou as Escolas de Acesso 2. Famílias, e pessoas comuns, Samba com a alma do povo, denunciando o preconceito contra o nordestino, ou homenageando Clara Nunes em seu enredo as escolas cumpriram com alegria e prazer desfiles tão profissionais quanto os das Escolas Especiais, porém com menos dinheiro, e com mais acesso, mais povo e mais raiz.

A UESP ganha em virtude da organização deste CARNAVAL e do nosso patrimônio imaterial, material e sua função social de gerar lazer, alegria, cultura, educação e felicidade para a comunidade de toda São Paulo.

 

“O Nordeste deve ser ótimo… Só Praia Né”

 

“Adorei o currículo, vocÊ só precisa perder o sotaque.”

 

 

As fotos e frases trazidas destacavam o preconceito suldestino na passarela e pontuavam a importante contribuição nordestina para nossa cultura.

O JE acompanhou e entrevistou uma das destaques da Escola “Filhos da Santa”

A Professora Thays Marques de 35 anos, mãe de três filhos, moradora da Zona Leste teve um momento ápice na sua vida. Após se separar pode realizar diversos sonhos e um deles foi sair na Escola “Filhos da Santa” diz:

“Sou apaixonada pelo samba, tenho muitas recordações da minha vó… Foi meu primeiro desfile, foi uma experiência  única, sempre tive esse sonho e hoje foi realizado, agradeço os filhos da Santa em especial ao meu Tio João Ananias pela oportunidade e sem dúvida foi o primeiro de muitos.”

 

Essa menção à família nas escolas é muito grande, crianças, diversidade, todas as idades brilham como destaques no chão ou nos carros alegóricos.

Para ver essas escolas basta entrar no site da UESP:

https://uesp.com.br/

Carnaval é alegria, organização, métrica, ritmo, compasso, pesquisa e amor. 

Carnaval é democracia em exercício, é acesso, é história e é luta pela liberdade.

“Bagunça?”. Só na mentalidade racista e colonizada de alguns.

 

Todas as fotos:

 

FOTOS 11/02 / JE

VIDEOS 11/02 /JE

Texto: Max Mu

 

Fotos: Max Mu e Marina Ribeiro

DIVULGAÇÃO UESP:

CARNAVAL 2024

Desfiles da UESP prosseguem neste fim de semana

Os desfiles oficiais das 49 escolas de samba filiadas à União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) prosseguem nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na Vila Esperança (Rua Alvinópolis – Metrô Vila Matilde) e no Butantã (Av. Eliseu de Almeida – Metrô Vila Sônia). A programação faz parte do calendário oficial do Carnaval da Cidade de São Paulo.

Os desfiles carnavalescos no Butantã começam neste sábado, dia 10 de fevereiro, a partir das 19 horas, com as apresentações de 14 escolas de samba do Grupo de Acesso de Bairros 3: Imperial da Vila Penteado, Paulistanos da Glória, Estação Invernada, Cacique do Parque, Acadêmicos do Ipiranga, Locomotiva Piritubana, Quilombo Asas da Liberdade, Unidos do Jaçanã, Folha Verde, Cabeções de Vila Prudente, Acadêmicos do Campo Limpo, Império do Samba, Raízes de Vila Prudente e Primeira da Aclimação.

No domingo, dia 11 de fevereiro, às 21 horas, o Afoxé Omo Odé abre os desfiles no Butantã. Em seguida, acontecem os desfiles de seis escolas de samba do Grupo Especial de Bairros:  Leandro de Itaquera, Lavapés Pirata Negro, Flor de Vila Dalila, TUP, Unidos de Santa Bárbara e Combinados de Sapopemba.

Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, também no Butantã, acontecem os desfiles das outras seis agremiações do Grupo Especial de Bairros: Unidos do Vale Encantado, União Imperial, Isso Memo, Unidos de Guaianases, Brinco da Marquesa e Raízes do Samba. 

Direto do Butantã, os desfiles do Grupo Especial de Bairros serão transmitidos, ao vivo, pelo canal da Uesp no YouTube: https://bit.ly/30fTgTF .

Vila Esperança

Depois de dois dias (3 e 4/2) de desfiles dos blocos de fantasia, a pista na Vila Esperança vai receber nos dias 10, 11 e 12/2 as escolas de samba filiadas à UESP. 

No sábado dia 10 de fevereiro, a partir das 20 horas, desfilam as 11 escolas de samba do Acesso de Bairros 2: Oba Oba, Filhos de Zumbi Zaire, Boêmios da Vila, Só Vou Se Você For, Em Cima da Hora Paulistana, Penha, Flor de Liz, Filhos da Santa, Acadêmicos do Butantã, Explosão da Zona Norte e Dragões de Vila Alpina.

Os desfiles do Grupo de Acesso 1 de Bairros foram divididos em dois dias, também na Vila Esperança. 

Seis agremiações desfilam no domingo, dia 11 de fevereiro: Império Lapeano, Saudosa Maloca, Príncipe Negro, Mocidade Robruense, Prova de Fogo e Os Bambas.

As outras seis agremiações do Acesso de Bairros 1 se apresentam na segunda-feira, dia 12 de fevereiro: União Independente da Zona Sul, Tradição Albertinense, Passo de Ouro, Império Real, União da Vila Albertina e Acadêmicos de São Jorge.

A entrada para todos os desfiles é gratuita.  

Blocos de Fantasia

Os 16 blocos de fantasia filiados à UESP desfilaram nos dias 3 e 4/2), na Vila Esperança. Os desfiles foram transmitidos ao vivo e agora estão disponíveis no canal da UESP no YouTube: https://bit.ly/30fTgTF 

Mais de 20 mil pessoas estiveram na Vila Esperança para assistir os desfiles dos blocos de fantasia, que também fazem parte do Carnaval Oficial da Cidade de São Paulo. 

 

Realização: UESP, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e São Paulo Turismo

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade