Pesquisar
Close this search box.

» Post

A nova cara da literatura infantil é preta


A literatura infantil e infanto juvenil  vem ganhando uma nova cara muito mais pigmentada. Podemos dizer que uma cara preta!
É notável nos últimos anos o aumento de livros infantil e infanto juvenil com personagens centrais negros e com temática que representa muito mais a população brasileira, já que somos mais de 54 % no Brasil.

Se fizermos uma viagem literária histórica, dificilmente encontraremos livros voltados à diversidade na etnia e cultura das crianças   com personagens que os represente de forma positiva.Eu mesma quando criança jamais li um livro que possuía o  protagonismo negro, tão pouco  lançado  por uma escritora preta.

Por meio de muitos diálogos entre a população negra e  os problemas diversos como a falta de representatividade foram sendo mais aparentes, e com isso as escritoras e escritores negros começaram a tirar suas ideias do baú.
Além de escrever também estamos contando as nossas literaturas e o número de “contadoras e contadores de história ” vem aumentando,  trazendo um olhar necessário à nossas produções,  pois conhecem  na pele a urgência, da  dramatização de nossas histórias  com respeito e conhecimento.

Mesmo com esse aumento nas produções nós escritoras negras e os escritores negros encontramos dificuldades para que as histórias cheguem aos pequenos leitores.

Desde a escolha da editora, aos valores cobrados pela produção da obra e mesmo quando o produto está pronto, sua divulgação e venda muitas vezes esbarram no racismo.

A pergunta que fica “você já leu uma história infantil , produzida e contada por uma pessoa negra”?
Então está na hora de conhecer ,ou se conhece de ampliar o seu repertório, são autoras e autores, narradoras e narradores, temáticas diversas, que fazem referência ao universo infantil.
Conheça alguns:
Começo com a minha produção:


Escritora: Simone Botelho

Obra: Aqui no morro tem princesa sim!

@aquinomorrotemprincesasim

Escritora: Ana Fátima

Obra: Makeba vai à escola.

@fatimaodara

Escritor: Marcos Caje

Obra: Zula Guerreira

@marcoscaje8

Escritora: Waldete Tristão

Obras: Conhecendo os orixás

@waldetetristao

Contadoras de história
Nini kemba
@liteafroinfantil
Giselda Perê
@agbalaconta.

Arte de capa da  matéria feita pela artista : Marcellina Oseghale Akpojotor.

@africa.brco

Acompanhe,ouça,indique,conheça ,compre uma literatura étnico racial infantil.

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

Cadê meu Bolsa Família?

Revisão e Edição: Tatiana Oliveira Botosso Em pós-pandemia, o CRAS de SP sobrecarregado, as Cestas Básicas sumiram e o muita gente

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade