Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mestre de cerimonia e ativista “OhDu”

 Nesta edição, Nagulha segue atrás de mais informação aos leitores e vai até Diadema, onde a desigualdade social, a violência, a falta de hospitais, é relatada através de um grande trabalho feito pelo fundador da Batalha da central. O mestre de cerimônia, conhecido como OhDu, integrante do grupo de Rap: Total Quebrada, vem conversar conosco e passar uma visão, que só quem é de lá sabe.

Nagulha: Sem delongas e direto ao assunto, nos fale de que maneira começou sua carreira como rapper e ativista?

OhDu- Quando era criança, eu gostava de ouvir meus Tios(RPW) ensaiando e ouvindo musicas, fui crescendo e sabendo mais do movimento Hip-Hop. Escrevendo  no tempo da escola, quando conheci um mano  (que hoje em dia é meu melhor amigo e irmão) Daniel”San”Xavier” e depois a Debora “Pqna” (mais uma Mulher Gigante), fizemos um grupo chamado “Loucos e Valentes“, cantávamos em eventos de escolas na quebrada e quermesses , e conhecendo as pessoas que organizam os eventos, observamos que a luta é muito mais do que você apenas subir no palco e cantar, como um dos grupos que lutam e falam sobre  desigualdade social, racismo e homofobia e muitas outras coisas, notamos que deveria ter mais ações culturais na cidade. Em uma ideia brilhante feita por pessoas do meio,uma delas é Diogo Pereira “Dj Tim “ junto com Lucas e Evandro Kbral  (Amigos e Irmãos), em 2012 iniciou a Batalha da Central de Diadema. Para mim, foi uns dos grandes momentos da cidade!

Nagulha: Além das influências, como foi a realização e o motivo pela criação da batalha da central? E há quanto tempo ela existe?

OhDu- A batalha começou na noite de sexta feira, dia 10 fevereiro de 2012  (Primeira Batalha iniciada no ABCDMRR).
O motivo maior foi que percebemos que contávamos com poucas opções em nossa cidade, em relação a  atividades culturais, tínhamos a casa do Hip-Hop,porém poucos projetos aconteciam também. Observamos que as batalhas de rimas estavam crescendo em diversos locais e assim criamos o nosso lugar , que hoje em dia é um grande ponto cultural na cidade, participando de diversos projetos com outras comunidades, não só em Diadema na luta por mais cultura na cidade, mais também em respeito com os artistas da urbanização, educação e saúde.

Nagulha: E o grupo, há quanto tempo existem  e quem são os integrantes? E O que começou primeiro a batalha ou o grupo Total Quebrada?

OhDu- O grupo Total Quebrada se iniciou depois de alguns meses, onde haviam 12 integrantes e eu ainda não fazia parte do grupo, mais já era um grande admirador deles. Ao longo dos anos houve muitas mudanças, infelizmente perdemos um grande amigo que fazia parte do grupo,o “Nerd Flow”,  assim  hoje em dia, a formação é composta por : Mario, Kayo, Fobia, Ricardo e eu.

Nagulha: Quantos álbuns já foram lançados? Me fale sobre eles.

OhDu- Temos um EP intitulado: “Dos Buracos Mais Sujo de Diadema
”Foi os dois na Porta na Cena, o Grupo foi visto por Todos!
Total Quebrada Tá Em Casa“.
Album / “Mais Que Um Dia
Onde já demonstra que chegamos pra ficar.
Com letras ácidas, falando de repressão, a correria do dia a dia, amor e muito Rap, rua real.
Já o segundo álbum intitulado “WOMK“, ele vem com a evolução pessoal do grupo ao longo desses anos, demonstrando muitas lutas,  maturidade, histórias e vivências.

Nagulha: Existe um meio de buscar fundos para seus projetos, como editais aí na cidade de Diadema?

OhDu- Se eu disser que não estarei mentindo, mais quando você observa tanta poluição, safadeza e panelas, é possível ter a  noção que somos maiores para trabalharmos independente e ajudar pessoas e grupos independentes da cidade, que estão pela cultura e foi  assim que resistimos a esses anos, decisões tomadas que não me arrependo até hoje.
E fico feliz pra caramba vendo como atualmente a cidade transpira cultura, espaços que hoje só ensina cultura, batalhas semanais na cidade, e ainda mais, se organizando para que isso seja mensal, para que a secretaria de cultura não seja tão mentirosa  como é.
E devido a Covid -19 muita coisa teve que ser adiada no momento.
Mais temos fé que logo tudo retorna as suas atividades tomando todos cuidados.

Nagulha: Vi recentemente ,através das redes sociais, um trabalho feito por ai que arrecadava materiais higiênicos para as mulheres inclusas, pode me explicar como surgiu esta ideia?

OhDu- Recebemos um contato dos organizadores da Batalha da Matrix, pedindo apoio para esse projeto em arrecadação de materiais higiênicos para as mulheres inclusas, algumas não estavam podendo obter esses materiais,então apoiamos a ideia e antes de começar a batalha pedíamos ajuda do público para quem quisesse ajudar. O local da batalha seria aonde guardaríamos esse material, para depois passarmos para quem estavam organizando.

Nagulha: De onde você tira tanta disposição para trabalhar, organizar eventos e gravar?

OhDu- Eu observei os que organizaram eventos antes de eu pensar em ser um mestre de cerimônia, e o que me motiva e a disposição de que quando se é de coração aquilo que você está organizando e mesmo que não agrade todos, sempre valerá a pena, pelas pessoas que estão presentes prestando atenção e entendendo que a luta é bem maior e que se lutarmos juntos e nos organizar juntos, podemos tudo.
Amo quem sou e eu amo as pessoas que estão sempre do meu lado, me respeitando e os respeito por serem fortes e manterem suas identidades desenvolvidas.
A disposição vem disso, de você querer fazer algo de bom pra sua quebrada, para as pessoas que muitas vezes tem conflitos com as famílias e encontra um modo de desafogar a carregada vida um pouco ,em um local onde você ajudou a criar falando da luta e hoje observar que não somos a batalha do momento.
Mais Diadema é F—!
Por causa de muitas pessoas F—!
Por que nunca fiz nada sozinho, por isso que digo que Todos de Diadema São Vitoriosos.
E isso me motiva toda vez a querer ser cada dia melhor, até quando Deus quiser.

Nagulha: Gostaria que você ficasse a vontade para dizer o que quiser aqui Nagulha.

OhDu- Quero agradecer primeiro pela convite.
Parabenizar pelo programa, esse bate papo que tivemos mostra um pouco da correria de quem luta a favor da movimentação cultural de sua cidade, sou somente um que junto com outros, que acreditam que nem eu, mantemos a Resistência.
Obrigado de Coração / Diadema Se Move.

Contatos;

https://www.facebook.com/ohdu.mc

https://www.instagram.com/ohdu.85.oficial/

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade