Na próxima sexta-feira (15) será realizado o lançamento da publicação Cultura e Participação Popular: Diálogos com Movimentos a partir da subcomissão de cultura. O evento organizado pela Mandata Coletiva Quilombo Periférico será realizado no Ateliê do Bixiga das 18h às 22h, com a presença do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), de movimentos culturais, artistas e convidados. A intervenção artística ficará por conta do Quilombaque, Dessa Souza, Slam da Guilhermina e Renato Gama.
Esse livro foi organizado pela vereadora Elaine do Quilombo Periférico, mandata coletiva do PSOL, e trata das atividades realizadas nos anos de 2021 e 2022, quando ela fez parte da SubComissão de Cultura, integrada à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal de São Paulo.
Para apresentar um apanhado das discussões e demandas que permearam as audiências públicas, foram convidados representantes de cada território para a escrita de um texto autoral. Dessa maneira, a Mandata Quilombo Periférico reconhece os acúmulos da produção intelectual e empírica no cotidiano dos territórios.
Sendo assim, os textos reunidos na publicação Cultura e Participação Popular: Diálogos com Movimentos a partir da subcomissão de cultura colocam em evidência o protagonismo na luta e realização de ações e expressões culturais diversas, a perspectiva crítica em relação a atuação da Secretaria Municipal de Cultura e a necessidade de pensar políticas públicas estruturantes que atendam às periferias na sua multiplicidade.
A vereadora Elaine explica como essa experiência se relaciona com a atividade legislativa. “Nós, da Mandata Quilombo Periférico, temos no cerne da nossa atuação institucional o diálogo com os movimentos como premissa política. Não por coincidência, a nossa Mandata foi construída por pessoas que são dos movimentos de cultura, do movimento negro e de outros movimentos sociais das periferias. A responsabilidade de permanecer em diálogo com esses movimentos é imensa, e entendemos que é nosso papel usar as ferramentas que o sistema legislativo dispõe para cobrar o poder executivo.”
A cultura vive, está em todos os lugares e gira nessa grande roda sem fronteiras!
Falar de cultura, é falar sobretudo, do modo de vida de um povo.
Serviço: Lançamento do livro Cultura e Participação Popular: Diálogos com Movimentos a partir da subcomissão de cultura.
Data: 15/03 das 18h às 22h.
Local: Ateliê do Bixiga – Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista, São Paulo.