Pesquisar
Close this search box.

» Post

Falta um dia para a Marcha das Mulheres Negras de SP

Nilza Iraci
Aquela griot magrinha, delicada, mas firme como uma Geledé.
Ela que, do alto dos seus 70 anos, já superou uma ditadura e o horror de uma prisão política nos anos de chumbo. Fundou Geledés – Instituto da Mulher Negra, ao lado de Sueli Carneiro, e fez parte ativa da luta pela reconstrução de uma democracia ainda inconclusa no Brasil. Comunicadora social, esteve presente e atuante nos principais processos de incidência internacional levando a perspectiva de gênero e raça. Desde 1998 se dedica a processos de formação e capacitação de mulheres negras.
Ajudou a eleger a primeira mulher presidenta deste país, mas esteve também na linha de frente da formatação da Carta das Mulheres Negras Brasileiras, apresentada à Dilma Rousseff para reafirmar que até sob um governo progressista o genocídio do povo negro não deu trégua, o encarceramento de homens e mulheres negras cresceu e a luta por reparação histórica seguiu sendo uma urgência.
Na luta contra o golpe que se abateu sobre o país em 2016 e derivou num governo de caráter fascista, Nilza enfrentou também o golpe da covid-19 e VENCEU mais essa batalha! Não à toa que traz uma tatuagem que anuncia sua essência. “resiliência”, substantivo feminino que tem como significado mais profundo a capacidade de seguir lutando mesmo diante de tantos desafios.
É uma honra para todas nós caminhar ao seu lado e marchar por nós, por todas nós, contra o machismo e o racismo, e pelo Bem Viver!
Vida longa a Nilza Iraci!
NEM CÁRCERE, NEM TIRO, NEM COVID: CORPOS NEGROS VIVOS! MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS! POR NÓS, POR TODAS NÓS, PELO BEM VIVER!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade