Pesquisar
Close this search box.

» Post

HOJE É DIA DE CELEBRAR A MOBILIZAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS LATINO-AMERICANAS E CARIBENHAS

Texto: Tatiana Oliveira. Foto: Juliana Gonçalves 

Dia 25 de julho comemoramos o Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana e Afro-caribenha, e no Brasil também celebramos o Dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Bengela.

A origem dessa data remonta a luta das mulheres negras, desde que as primeiras africanas foram escravizadas e trazidas para o Continente. E também a mobilização de suas descendentes nas décadas de 1980 e 1990.

Os Encontros Feministas da América Latina e Caribe (EFALC) foram um espaço de articulação das mulheres negras na Região. Desde o primeiro encontro, em Cuba, no ano de 1981, iniciou-se uma organização regional das mulheres negras. Apesar de suas primeiras edições terem sido lideradas por mulheres brancas de classe média, as mulheres da classe trabalhadora, negras e indígenas reivindicaram uma agenda de luta inclusiva, pautando as desigualdades geradas não só pela opressão de gênero, mas também pelo racismo e classificação racial.

Segundo Lélia Gonzalez, no II EFALC – realizado em 1983, no Peru – o Brasil foi representado por Jurema Batista, como delegada do Coletivo de Mulheres Nzinga e mais duas outras companheiras do Grupo de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. E a atuação dessas mulheres contribuiu para a criação de um Comitê Anti-Racismo no evento.

Em 1985 foi realizado o III EFALC, em Bertioga, Brasil e a organização do evento foi confrontada pela chegada de um ônibus vindo do Rio de Janeiro, com um grupo de mulheres negras que não tinham dinheiro pra realizar a inscrição. Por conta disso, elas não puderam participar oficialmente do evento, mas montaram um acampamento na praia e fizeram um encontro paralelo. Para Matilde Ribeiro, no III EFALC: “As mulheres negras de vários países debateram a temática Racismo e Feminismo. Constatou-se pelos depoimentos das participantes que a dificuldade de tratamento da realidade vivida pelas mulheres negras é um traço comum”.

Mas foi no ano de 1990, durante o V EFALC, realizado na Costa do Sol, em El Salvador, que as mulheres negras colombianas, costa-riquenhas, equatorianas, panamenhas, brasileiras, uruguaias e dominicanas, começaram a articular a organização de um encontro de mulheres negras da região.

Dessa articulação, aconteceu o I Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e do Caribe, entre os dias 19 e 25 de julho de 1992, na República Dominicana. E foi nesse Encontro que foi criada a Rede Afro: Rede de Mulheres Afro-latino-americanas, Afro-caribenhas e da Diáspora e o Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana e Afro-caribenha.

Construída como um espaço de empoderamento e articulação para as mulheres afrodescendentes, a Rede Afro atua para a construção de uma sociedade equitativa, justa, multicultural e democrática; pelo fim da discriminação racial e do racismo e sexismo. É um espaço de articulação dos movimentos de mulheres negras de 30 países.

A Rede Afro tem um papel fundamental na agenda internacional de luta pelos direitos das mulheres negras, atuando nas Conferências regionais e mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2013 foi decretada pela ONU a Década Internacional dos Afrodescendentes entre os anos de 2015-2024. E a Rede Afro publicou a Plataforma Política das Lideranças Afrodescendentes para essa Década, reivindicando as seguintes demandas:

I. Combater o racismo é responsabilidade de todas e todos.

II. Queremos uma vida digna, sem pobreza

III.    Queremos decidir nosso futuro.

IV. Nossos direitos civis são direitos humanos.

V. Educação para todas e de qualidade.

VI. Necessitamos de atenção à saúde integral, sexual e reprodutiva.

VII.  Basta de violência contra mulheres afrodescendentes.

VIII. Visibilização em censos e estatísticas nacionais.

IX. Proteção e oportunidades para a infância, adolescência e juventude.

X. Urge proteger o meio ambiente.

XI. Acesso aos recursos naturais e econômicos.

XII.   Queremos segurança e soberania alimentar

XIII. É necessário proteger os e as migrantes.

XIV. O resgate e reconhecimento ao nosso patrimônio.

XV. Meios de comunicação devem projetar imagens positivas das mulheres afrodescendentes.

XVI. Queremos acesso à justiça.

XVII. Devem garantir nossa seguridade cidadã.

O DIA NACIONAL DA MULHER NEGRA

No Brasil, 25 de julho também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – instituído em 2 de junho de 2014 pela Lei 12.987. Conhecida como Rainha Negra, Tereza de Benguela comandou entre os anos de 1750 a 1770, o Quilombo do Quariterê, localizado na região do Valeo do Guaporé, no estado do Mato Grosso.

Em 1988 foi realizado o I Encontro Nacional de Mulheres Negras (ENMN), com a participação de 450 mulheres de 17 estados. Para Joselina da Silva, no I ENMN foi apresentada uma análise sofisticada para a compreensão da articulação do poder no Brasil e as especificidades das questões de gênero. “Assim, pela primeira vez, um grupo de mais de quatro centenas de afro-brasileiras pôde coletivamente discutir e propor denúncias sobre saúde, trabalho, sexualidade, educação, organização da sociedade civil, família, religiosidade, violência, entre outros setores.”

A partir dessa articulação, foram formadas várias organizações de mulheres negras no País.

Contudo, a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância Correlata, que aconteceu em Durban, em 2001, foi um marco significativo na mobilização das lideranças negras da América Latina e Caribe, com o protagonismo internacionalmente reconhecido das organizações de mulheres negras brasileiras .

Após a Conferência de Durban, o Estado Brasileiro passa a ter uma atuação mais efetiva no combate ao racismo. No ano de 2003, foi criada a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), promovendo em todo o País, políticas públicas para o combate ao racismo.

Em 2015 a SEPPIR passa a integrar o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Juventude, apesar dos protestos do movimento negro. No mesmo ano, uma grande articulação promovida pela Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e por Núcleos Impulsores de todos os estados do País, realiza a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, no dia 18 de novembro, em Brasília, reunindo cerca de 50 mil mulheres negras.

A Marcha das Mulheres Negras entregou, para a então presidenta Dilma Russef, a Carta das Mulheres Negras, que apresenta o bem viver como uma nova utopia, com as seguinte reivindicações ao Estado e à sociedade:

  • Direito à vida e à liberdade;
  • Promoção da igualdade racial;
  • Direito ao trabalho, ao emprego, e a proteção das trabalhadoras negras em todas as atividades;
  • Direito à terra, ao território e à moradia/direito à cidade;
  • Justiça ambiental, defesa dos bens comuns e a não-mercantilização da vida;
  • Direito à seguridade social (saúde, assistência social e previdência social);
  • Direito à educação;
  • Direito à justiça;
  • Direito à cultura, informação e à comunicação;
  • Segurança pública.

Mesmo após a Marcha, o Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras do Estado de SP, continuou articulado e se estabeleceu enquanto Marcha das Mulheres Negras de SP, realizando a Marcha na data de 25 de julho na cidade de São Paulo, desde 2016.

Esse ano o mote da Marcha é: “Nem cárcere, nem tiro, nem Covid: corpos negros vivos! Mulheres negras e indígenas! Por nós, por todas nós, pelo bem viver!”

Devido a situação da pandemia do Covid-19, a Marcha acontece hoje de forma virtual, transmitida em sua página do Facebook com diversas atividades que serão realizadas das 14h até as 22h, confira a programação aqui.

Além da programação online, estão  sendo realizadas intervenções nas ruas da cidade de São Paulo, com faixas em 5 regiões: Zona oeste: na Estação Perus, Centro: na Liberdade, Zona Leste: Estação Itaquera, Zona Norte: Brasilândia e Zona Sul: Viaduto Marisa Letícia, e também na cidade de Santos.

E a noite, prédios receberão projeções com palavras de ordem e imagens históricas relacionadas ao combate ao racismo, ao machismo e a lesbotransfobia.  As projeções serão realizadas: na Zona Leste: Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e ocupação Matheus Santos no centro de Ermelino; na Zona Sul: Praça Júlio Cesar Campos, em Parelheiros; na Zona Oeste: bairro Pompeia e no Centro: Praça Ramos (Antigo Mappin).

O Manifesto da Marcha ressalta que: “Erguemos nossas vozes contra o encarceramento em massa, o capacitismo, a lesbofobia, a transfobia, a intolerância religiosa, a xenofobia, o etarismo e em defesa de todas as Mulheres Negras, onde quer que elas estejam. Resgatamos nossa aliança de parentesco com as indígenas e marchamos pela construção de um novo marco civilizatório, no qual todas as mulheres negras possam viver com dignidade, alegria e prazer”.

Referências:

BOTOSSO, Tatiana Cavalcante de Oliveira. Negros na universidade: a cobertura da mídia sobre as políticas públicas de inclusão sócio-racial no Brasil. Dissertação de Mestrado, USP, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-29012015-113203/es.php

BOTOSSO, Tatiana Cavalcante de Oliveira. A articulação do feminismo negro na América Latina e Caribe: décadas de 1980 e 1990. In: LIMA, E. F. [et.al]. Ensaios sobre racismos. São Paulo: Balão Editorial, 2019. Disponível em: http://www.balaoeditorial.com.br/ensaios-sobre-racismos-pdf.html

GONZALEZ, Lélia. Mulher negra. Afrodiaspórico. Rio de Janeiro: Ipeafro, v. 3, n. 6-7, 1985, p. 94-104.

RIBEIRO, Matilde. Mulheres negras brasileiras: de Bertioga a Beijing. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 3, n. 2, 1995, p. 446-457.

RED AFRO. Plataforma Política de lideresas afrodescendientes ante el Decenio Internacional de los Afrodescendientes. Boletín Informativo. Managua: Red Afro, 2015.

SILVA, Joselina da. I Encontro Nacional de Mulheres Negras: o pensamento das feministas negras na década de 1980. In: SILVA, J.; PEREIRA, A. M. (Org.). O Movimento de Mulheres Negras: escritos sobre os sentidos de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2014.

ARTICULAÇÃO DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS. Marcha das mulheres negras. Salvador: AMNB, 2015. Disponível em:  http://www.amnb.org.br/arquivos/uploads/e-bookMMnegras200916.pdf

[1] Fonte: BOTOSSO, 2015.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade