Pesquisar
Close this search box.

» Post

Exclusiva: conheça a menina que conquistou as redes sociais ao dar voz a Marielle e outras figuras importantes da história do país retratadas no enredo da Mangueira

Um nova voz e uma nova canção tem ecoado pelas vielas da Mangueira. Não teria momento mais importante na história recente do país para exaltar a figura feminina como braço forte nas conquistas sociais do Brasil  e símbolo de resistência como agora.

O samba-enredo escolhido pela Estação Primeira de Mangueira para o carnaval 2019,  “História Para Ninar Gente Grande” foi composto por Deivid Domênico em parceria com Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino,  e faz uma homenagem a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) assassinada junto com o seu motorista em Março desse ano no Centro do Rio.

Para reforçar a importância do enredo, foi escolhida a voz doce e ao mesmo forte da cantora Cacá Nascimento. A Tijucana de apenas 11 anos tem conquistado admiradores ao iniciar o samba que é já considerado um dos mais importantes da história da escola.

Cacá Nascimento é uma jovem negra, de cabelos cacheados que chama atenção com o seu jeito meigo,beleza e voz extremamente afinada. Com a família toda envolvida com samba a escolha musical foi um processo natural. “A minha família inteira escuta música, eu adoro dançar e sempre ouvimos samba. Eu fazia parte do coro da escola e surgiu essa oportunidade.”- Revela a cantora.

Videoclipe do samba da Mangueira que ganhou as redes sociais. (youtube:poder360)

Com o intuito de contar a história do país mostrando figuras importantes que não estão nos livros, o carnavalesco Leandro Vieira procurou destacar  personagens de ontem e hoje como a guerreira Dandara (mulher de Zumbi dos Palmares que lutou ao seu lado contra diversas invasões no Quilombo dos Palmares), assim como Maria Felipa (heroína da independência da Bahia ) , Luísa Mahin (líder dos Malês e participante da Sabinada) e a vereadora Marielle Franco(cujo o motivo da morte ainda está sendo investigado, mas, há indícios de que a motivação tenha sido por conta do seu ativismo social e trabalho político em comunidades do Rio).

Representando a nova geração de mulheres negras, Cacá Nascimento diz que já conhecia algumas figuras históricas citadas no enredo,mas, que precisou pesquisar para se informar melhor. “Estou muito feliz em representar essas mulheres. Mulheres que sofreram ou sofrem até hoje. Guerreiras que lutam por alguma causa.”

 

Família de Marielle  recebeu a homenagem com emoção

Ás 4 horas da madrugada Monica Benício recebeu uma mensagem em seu telefone sobre a notícia do samba escolhido. “Fiquei profundamente emocionada e alegre . Logo quando o clipe do samba saiu me enviaram, eu chorei muito de emoção ao ver Marielle ser mencionada na letra. E minha emoção se deu por muitos motivos, para além do fato de eu ser Mangueirense o tema trás uma discussão profundamente necessária nos tempos de hoje.”

Monica ainda revela que ouvir o nome de sua companheira com tantos outros nomes importantes para entendermos a historia de resistência de luta do nosso país, é acreditar que a noite do 14 de março, quando a vida dela foi ceifada, a dor foi ressignificada na esperança de que ela não morreu em vão.  “A voz da Cacá Nascimento cantando essa historia é ainda mais lindo por saber que Marielle já está na história das futuras gerações. É lindo ver que minha companheira é inspiração de resistência  e agora “chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles e Malês.”

 

Marielle Franco é homenageada como símbolo de luta e resistência. (Reprodução)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

  1. queremos montar um sarau em homenagem a Marielle, só que a escola não tem verba para o evento e o grêmionao tem caixa ,tivemos uma reunião com um núcleo gestor ele deixou a gente fazer mais deixou bem claro que estava sem verba para o evento, e precisamos de dinheiro para os matérias gráficos e matérias para decoração …. divulga pfv e se possível ajuda!!
    http://vaka.me/860826

  2. queremos montar um sarau em homenagem a Marielle, só que a escola não tem verba para o evento e o grêmionao tem caixa ,tivemos uma reunião com um núcleo gestor ele deixou a gente fazer mais deixou bem claro que estava sem verba para o evento, e precisamos de dinheiro para os matérias gráficos e matérias para decoração …. divulga pfv e se possível ajuda!!
    http://vaka.me/860826

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade