Pesquisar
Close this search box.

» Post

A doce poesia política de Manguxi fica em cartaz mais uma semana no Rio

Morador do Rio de Janeiro desde 2011 o protagonista da peça “Manguxi” , o ator Angolano Miguel António Kalahary,  teve a ideia de fazer um trabalho com os poemas de António Agostinho Neto quando teve contato com a sua obra durante um grupo de pesquisa de poemas de diversos autores , entre eles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, surgiu a ideia de mostrar para o público a poesia Angolana de Manguxi. 

O ator então fez uma seleção de 16 poemas e convidou o diretor Gatto Larsen para desenvolverem juntos o roteiro que ressalta o amor como base da construção poética do Antônio Agostinho Neto, sendo esse amor atravessado pelas guerras, pelas lutas pelos direitos humanos, pelas perseguições, pelas prisões e exílio e principalmente pela descolonização da sua pátria.

Miguel António Kalahary interpreta Manguxi. (Foto: divulgação)

Conheça António Agostinho Neto -Manguxi

Durante a Colonização de Angola, vários lideres lutaram pela Independência do país, incluído António Agostinho Neto (conhecido pelo apelido carinhoso de Manguxi), nascido na Província do Bengo ,na Angola Portuguesa, em 1922.

Médico, Poeta e Político, que assumiu a presidência do MPLA (Movimento Popular Para a Libertação de Angola) tornando-se o primeiro presidente da República de Angola, em 1975, depois de ter lutado desde sua situação de clandestino, preso, exilado e proibido de sair de Portugal. O controvertido líder morreu em 1979 em Moscou aos 56, enquanto lutava contra um câncer.  

Serviço 
 

Terreiro Contemporâneo
 

Rua Carlos de Carvalho 53 - Centro
 

De 21 de setembro até  28 de outubro
 

Sexta e sábados 20:00 horas e domingos às 18:00 horas
 

Duração: 60 minutos
 

Lotação: 40 lugares
 

Classificação Livre
 

Ingressos R$ 30 Inteira e Meia R$15  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade