» Post

EDITORIAL: COBERTURA DA 18º MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM SP

Sábado, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa é uma data que existe para o movimento negro jogar luz para as pautas de interesse da população negra. Este ano ainda tem mais um desafio: a saída do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, que colaborou e colabora diretamente para o sofrimento da população negra. 

A população negra sofre desde que aqui chegou sequestrado do continente africano. E na sequência vem uma falsa abolição que só aumentou o sofrimento da população negra. Hoje, com o atual governo de Bolsonaro e sua má gestão na pandemia, os pretos e pretas foram “vencedores” em diversos dados, mas de forma negativa, como: é a que mais está sem emprego e renda, a que come osso e que mais morreu por COVID. E um dia antes do 20 de novembro saíram os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) que mostra o abismo social criado por este atual governo.

O Jornal Empoderado esteve na região da avenida Paulista cobrindo o ato e registrando esse grande evento negro e negra.

A organização da Marcha contou com a Coalizão Negra Por Direitos, Convergência Negra, Fora Bolsonaro, Anatorg – Associação Nacional de Torcidas Organizadas e tantas entidades que a décadas constroem este grande ato em todo país.

Conversamos com Preto Zezé, presidente da CUFA e membro da Frente Nacional Antirracista.

https://youtu.be/JbqLV0hzNC8

Os estudantes secundaristas estavam ali para gritar Fora Bolsonaro Racista e lembrar que este governo é inimigo da educação.

Uma linda apresentação do bloco afro ILÚ OBÁ DE MIN

https://youtu.be/20ZmtRjToeY

Mas teve denúncia também…

Os parlamentares negros estiveram no ato. Suplicy (PT) como sempre foi apoiar a Marcha. Soubemos que Guilherme Boulos (PSOL) estava na rua ao lado do povo negro também.

Muitas Bandeiras e faixas…

E muitos  (as) ativistas e … famílias na Paulista.

As torcidas estiveram nas ruas na luta antirracista em todo país.

“A Marcha da Consciência Negra desse ano trouxe a responsabilidade social das Torcidas Organizadas do Brasil em levar para as arquibancadas a luta contra o Racismo e o preconceito no Brasil, o dia de ontem foi um marco histórico da junção de dois grande movimento sociais que selou parceria permanente por essa causa tão justa, o medo dos dirigentes de futebol e vê lideranças de torcidas organizadas se tornarem dirigentes no lugar deles e esse caminho está sendo traçado para o desespero deles.” – Alex Minduin, presidente da Anatorg.

Colaborou para esta matéria a fotografa do Empoderado, a Ina Henrique.

Movimento Negro, Coletivos e Torcidas Organizadas fazem reunião pelo dia da Consciência Negra

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade