Sábado, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa é uma data que existe para o movimento negro jogar luz para as pautas de interesse da população negra. Este ano ainda tem mais um desafio: a saída do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, que colaborou e colabora diretamente para o sofrimento da população negra.
A população negra sofre desde que aqui chegou sequestrado do continente africano. E na sequência vem uma falsa abolição que só aumentou o sofrimento da população negra. Hoje, com o atual governo de Bolsonaro e sua má gestão na pandemia, os pretos e pretas foram “vencedores” em diversos dados, mas de forma negativa, como: é a que mais está sem emprego e renda, a que come osso e que mais morreu por COVID. E um dia antes do 20 de novembro saíram os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) que mostra o abismo social criado por este atual governo.
O Jornal Empoderado esteve na região da avenida Paulista cobrindo o ato e registrando esse grande evento negro e negra.
A organização da Marcha contou com a Coalizão Negra Por Direitos, Convergência Negra, Fora Bolsonaro, Anatorg – Associação Nacional de Torcidas Organizadas e tantas entidades que a décadas constroem este grande ato em todo país.
Conversamos com Preto Zezé, presidente da CUFA e membro da Frente Nacional Antirracista.
https://youtu.be/JbqLV0hzNC8
Os estudantes secundaristas estavam ali para gritar Fora Bolsonaro Racista e lembrar que este governo é inimigo da educação.
Uma linda apresentação do bloco afro ILÚ OBÁ DE MIN
https://youtu.be/20ZmtRjToeY
Mas teve denúncia também…
Os parlamentares negros estiveram no ato. Suplicy (PT) como sempre foi apoiar a Marcha. Soubemos que Guilherme Boulos (PSOL) estava na rua ao lado do povo negro também.
Muitas Bandeiras e faixas…
E muitos (as) ativistas e … famílias na Paulista.
As torcidas estiveram nas ruas na luta antirracista em todo país.
“A Marcha da Consciência Negra desse ano trouxe a responsabilidade social das Torcidas Organizadas do Brasil em levar para as arquibancadas a luta contra o Racismo e o preconceito no Brasil, o dia de ontem foi um marco histórico da junção de dois grande movimento sociais que selou parceria permanente por essa causa tão justa, o medo dos dirigentes de futebol e vê lideranças de torcidas organizadas se tornarem dirigentes no lugar deles e esse caminho está sendo traçado para o desespero deles.” – Alex Minduin, presidente da Anatorg.
Colaborou para esta matéria a fotografa do Empoderado, a Ina Henrique.
Movimento Negro, Coletivos e Torcidas Organizadas fazem reunião pelo dia da Consciência Negra
Respostas de 2
Belo texto! Parabéns a todos os participantes das manifestações, lindo de ver!
Obrigado, LUCAS GARCIA RODRIGUES. Continue nos acompanhando!