Pesquisar
Close this search box.

» Post

EDITORIAL: COBERTURA DA 18º MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM SP

Sábado, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa é uma data que existe para o movimento negro jogar luz para as pautas de interesse da população negra. Este ano ainda tem mais um desafio: a saída do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, que colaborou e colabora diretamente para o sofrimento da população negra. 

A população negra sofre desde que aqui chegou sequestrado do continente africano. E na sequência vem uma falsa abolição que só aumentou o sofrimento da população negra. Hoje, com o atual governo de Bolsonaro e sua má gestão na pandemia, os pretos e pretas foram “vencedores” em diversos dados, mas de forma negativa, como: é a que mais está sem emprego e renda, a que come osso e que mais morreu por COVID. E um dia antes do 20 de novembro saíram os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) que mostra o abismo social criado por este atual governo.

O Jornal Empoderado esteve na região da avenida Paulista cobrindo o ato e registrando esse grande evento negro e negra.

A organização da Marcha contou com a Coalizão Negra Por Direitos, Convergência Negra, Fora Bolsonaro, Anatorg – Associação Nacional de Torcidas Organizadas e tantas entidades que a décadas constroem este grande ato em todo país.

Conversamos com Preto Zezé, presidente da CUFA e membro da Frente Nacional Antirracista.

https://youtu.be/JbqLV0hzNC8

Os estudantes secundaristas estavam ali para gritar Fora Bolsonaro Racista e lembrar que este governo é inimigo da educação.

Uma linda apresentação do bloco afro ILÚ OBÁ DE MIN

https://youtu.be/20ZmtRjToeY

Mas teve denúncia também…

Os parlamentares negros estiveram no ato. Suplicy (PT) como sempre foi apoiar a Marcha. Soubemos que Guilherme Boulos (PSOL) estava na rua ao lado do povo negro também.

Muitas Bandeiras e faixas…

E muitos  (as) ativistas e … famílias na Paulista.

As torcidas estiveram nas ruas na luta antirracista em todo país.

“A Marcha da Consciência Negra desse ano trouxe a responsabilidade social das Torcidas Organizadas do Brasil em levar para as arquibancadas a luta contra o Racismo e o preconceito no Brasil, o dia de ontem foi um marco histórico da junção de dois grande movimento sociais que selou parceria permanente por essa causa tão justa, o medo dos dirigentes de futebol e vê lideranças de torcidas organizadas se tornarem dirigentes no lugar deles e esse caminho está sendo traçado para o desespero deles.” – Alex Minduin, presidente da Anatorg.

Colaborou para esta matéria a fotografa do Empoderado, a Ina Henrique.

Movimento Negro, Coletivos e Torcidas Organizadas fazem reunião pelo dia da Consciência Negra

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade