Morador do Rio de Janeiro desde 2011 o protagonista da peça “Manguxi” , o ator Angolano Miguel António Kalahary, teve a ideia de fazer um trabalho com os poemas de António Agostinho Neto quando teve contato com a sua obra durante um grupo de pesquisa de poemas de diversos autores , entre eles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, surgiu a ideia de mostrar para o público a poesia Angolana de Manguxi.
O ator então fez uma seleção de 16 poemas e convidou o diretor Gatto Larsen para desenvolverem juntos o roteiro que ressalta o amor como base da construção poética do Antônio Agostinho Neto, sendo esse amor atravessado pelas guerras, pelas lutas pelos direitos humanos, pelas perseguições, pelas prisões e exílio e principalmente pela descolonização da sua pátria.
Miguel António Kalahary interpreta Manguxi. (Foto: divulgação)
Conheça António Agostinho Neto -Manguxi
Durante a Colonização de Angola, vários lideres lutaram pela Independência do país, incluído António Agostinho Neto (conhecido pelo apelido carinhoso de Manguxi), nascido na Província do Bengo ,na Angola Portuguesa, em 1922.
Médico, Poeta e Político, que assumiu a presidência do MPLA (Movimento Popular Para a Libertação de Angola) tornando-se o primeiro presidente da República de Angola, em 1975, depois de ter lutado desde sua situação de clandestino, preso, exilado e proibido de sair de Portugal. O controvertido líder morreu em 1979 em Moscou aos 56, enquanto lutava contra um câncer.
Serviço
Terreiro Contemporâneo
Rua Carlos de Carvalho 53 - Centro
De 21 de setembro até 28 de outubro
Sexta e sábados 20:00 horas e domingos às 18:00 horas
Duração: 60 minutos
Lotação: 40 lugares
Classificação Livre
Ingressos R$ 30 Inteira e Meia R$15