Pesquisar
Close this search box.

» Post

Dener e o racismo estrutural: Texto especialmente para os brancos

Estava assistindo uma live do podcast NA BANCADA, de Irlan Simões onde diga se de passagem elogio a participação de 4 negros debatedores sobre o racismo no futebol, que seria o jornalista Elton Serra, o diretor o Observatório Racial do Futebol Marcelo Carvalho e os professores Flávia Oliveira e Luciano Jorge.

E quando o Luciano mencionou um exemplo de como a mídia é racista ele mencionou a  reportagem da Bandeirantes aos cuidados do repórter Luciano Jr sobre a volta do maravilhoso jogador Dener á Portuguesa em 1993, após a sua rápida passagem pelo Grêmio.

Na reportagem, Luciano alega que a imagem de Dener estava meio esquecida entre a população paulista e teve a “brilhante ideia” de colocar o jogador como vendedor ambulante nos faróis de ruas abastadas da Zona Sul de São Paulo ao som de O Meu Guri, clássico de Chico Buarque que remete a uma mãe falando para um interlocutor como seu filho era especial, mesmo ele sendo um infrator. Enquanto ele ficava pedindo para as pessoas comprarem os seus produtos, um motorista comprou e pagou em dólares, deixando o jogador surpreso, embora ele já bem de vida não necessitasse daquele valor, evidente que Dener, um jogador que nasceu muito humilde e venceu na vida jogando bola que era a sua única ferramenta de sobrevivência não teria o discernimento do racismo que estava sofrendo e todas as pessoas brancas da reportagem, incluindo o repórter também não estavam percebendo o ridículo que estavam cometendo.

Precisamos entender de que se trata do mais clássico exemplo duro e cruel de um RACISMO ESTRUTURAL

A definição de Racismo estrutural é um termo que reforça o fato de de que há sociedades estruturadas com base na discriminação que privilegia algumas raças em detrimento das outras

Por que Dener tem que ser associado a um ambulante e a um infrator que é o orgulho da mãe? Por ele ser negro? É ai que o racismo estrutural entra com toda força, acabando com a vida de milhões de pessoas no país por não ter a oportunidade de serem o que quiserem, essa sociedade não se dispõe em dar esse direito aos negros.

Esse texto é para os brancos perceberam e tentarem de uma forma definitiva agir com empatia, olhar para o lado das pessoas negras e se reconhecerem como racistas, não por culpa delas em grande parte mas sim pelo o que a sociedade impõe, já seria um ótimo começo para esse jogo virar e tentarmos chegar a tão sonhada igualdade.

Segue a reportagem

 

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade