Pesquisar
Close this search box.

» Post

Com entrada gratuita, Festival Universitário de Capoeira reúne, em 17/9, 62 capoeiristas que, por meio da arte/modalidade, disputam bolsas de estudo

Em 17 de setembro, o Festival Universitário de Capoeira promoverá um grande evento da modalidade – com a presença de renomados mestres e mestras em júri técnico –, música ao vivo e exposição fotográfica. A iniciativa, totalmente gratuita e aberta ao público, contempla rodas competitivas de capoeiristas, feira de empreendedorismo negro reunindo 15 expositores e um show do trapper Kyan Maloka.

A programação, que terá como cenário a Casa de Cultura Chico Science, localizada na Zona Sul de São Paulo, reunirá 62 capoeiristas, de todas as partes da cidade, em sua maioria jovens, que buscam, por meio da capoeira, entrar no meio acadêmico. Serão oferecidas nove bolsas de estudo em qualquer curso de graduação da UniSantanna.

“A modalidade de competição é só uma das muitas faces que estão dentro da capoeira. Ela é muito mais do que isso e, muitas vezes, representa a única oportunidade acessível para que um jovem entenda sobre autoestima, empatia, acesso a oportunidades, acolhimento, educação”, diz Alexandre Miranda, mais conhecido como Mestre Padinha, idealizador do projeto.

“A capoeira é uma representação cultural essencialmente brasileira, com sua história permeando a formação do país, o que a enriquece com tradição e identidade próprias. Junção de esporte, arte marcial, dança, cultura popular e música, é uma ferramenta importante de inclusão social, cidadania e resistência. Estes conceitos dialogam diretamente com o Festival Universitário de Capoeira na promoção do esporte para todos, na participação aberta à população, na valorização do patrimônio imaterial e cultural brasileiro, assim como na resistência à marginalização e no apagamento dessa expressão cultural”, afirma Mestre Padinha.

O evento é uma realização conjunta entre a Equipe de Capoeira UniSantanna, o Instituto Nação, FUPE – Federação de Esportes Universitários e a Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O festival ocorre em consonância com a Lei 10.639/2003, que institui diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura de matriz africana. A UniSant’Anna, única universidade de São Paulo com programa continuado de bolsas para atletas da capoeira, realiza um importante incentivo para o acesso do jovem capoeirista de periferia em seu programa de formação superior. Vários esportistas ingressaram e se formaram na universidade por meio da bolsa na modalidade, dando um exemplo a jovens cidadãos sobre a importância da formação acadêmica.

Juízes no masculino: Mestre Catitu, Mestre Maurão, Mestre Peixe Cru e Mestre Chocolate, árbitro central professor Boa Ginga, coordenação de arbitragem Professor Feijão.

Juízas no feminino: Mestre Mara, Mestra Nagô, Contramestra Juliana, professora Kianda, arbitra central professora Agata Rosa Negra, coordenação de arbitragem Professor Feijão.

Ritmistas: Mestre Ulisses, Mestre Pavão, Mestre Miudinho, Mestre Kuata, Contramestre Lito, Professor Borracha, Professor Sabia, Professor Dj, coordenador dos ritmistas Mestre Coruja.

Mesários: Professora Cibele, Graduado Pilão, coordenação de mesários professor Dezembro.

Apresentação:Pollyana Felix e Professor Balanço da Maré.

Serviço

Realização e organização: Equipe de Capoeira UniSantanna.

Local: Casa de Cultura Chico Science | Rua Abagiba, 20

Data: 17 de setembro de 2022

Horário: 8h às 18h, sendo que, às 15h, ocorre Apresentação do Sarau Musical da Capoeira e, às 19h, show de encerramento do trapper MC Kyan

Durante todo o dia o público poderá conferir intervenções culturais do Sarau Musical da Capoeira, exposição fotográfica Oralidades Pretas | Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana com temática de capoeira e feira de empreendedorismo negro, reunindo 15 expositores.

Informações:

https://instagram.com/festivaldecapoeira

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade