Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mundo Nerd

“A TV ligou. Ela se virou e viu um palhaço de roupa prateada com grandes botões laranja pulando pela tela. Havia buracos pretos onde os olhos deveriam estar, e quando os lábios pintados se esticaram ainda mais em um sorriso, ela viu dentes como lâminas”.

A Coisa os atormenta, a Coisa os paralisa, a Coisa os modifica mas acima de tudo isso a Coisa os une! O que é a Coisa? De onde ela vem? Porque ela existe? Esses e outros questionamentos são feitos ao ler essa obra de Stephen King.

Tudo começa numa cidadezinha chamada Derry no fim da década de 50. O primeiro contato do leitor com a Coisa(Pennywise), reconhecido pelas crianças de muitas formas mas sempre tendo a sua principal personificação como um palhaço, é com o assassinato de George Denbrought. George é o irmão mais novo de Bill Denbrought, conhecido como Bill Gago, que teve seu braço arrancado sendo brutalmente assassinado em uma noite chuvosa!

A cidade é tomada pelo horror e o toque de recolher é acionado pela polícia local quando cada vez mais corpos de crianças são encontrados dilacerados. Mesmo com todo o cuidado e conselhos dos pais, as crianças continuam a ser tomadas por esse poder sobrenatural que não deixa nenhuma pista e se esconde nas sombras.

O que a polícia não entende é que eles não são capazes de parar o banho de sangue, somente um grupo de crianças tem a força necessária pra enfrentar todo o mal enterrado e enraizado na cidade de Derry. Somente um grupo de 7 crianças integrantes do Clube dos Otários(Bill,Eddie, Richie, Ben, Stan, Beverly, Mike) vai poder enfrentar a Coisa. Liderados por Bill Gago eles vão se conhecer aos poucos ao decorrer da história e passarão por diversas situações de terror.

A cada nova obstáculo enfrentado o medo crescerá e se desenvolverá de uma forma distinta e única dentro de cada uma dessas 7 crianças. O que a Coisa está preparando para eles? Porque meras crianças tem essa responsabilidade de enfrentar tremendo poder “sozinhas”? Mas existe algo que cresce ainda mais nesse grupo, a amizade entre eles é tão grande que mesmo após 28 anos esse sentimento impulsiona o seu retorno para a sua antiga moradia. Todos abandonam o que estão fazendo em suas vidas e tomam rumo de volta a cidade de Derry com um único propósito: matar a Coisa cumprindo o pacto que fizeram quando ainda eram crianças.

Em 1985 ao receberem o telefonema de Mike com a seguinte frase: “Ele está de volta”, todos decidem voltar a Derry com o objetivo de colocar um ponto final nessa história. O livro então começa a entrelaçar momentos de cada um deles voltando para Derry junto de lembranças do que ocorreu na década de 50 até eles se reencontrarem. Mais pro final do livro estes cortes entre o passado e o presente vão sendo feitos em curtos intervalos de tempo aumentando a ação e o terror. A forma como esses cortes do tempo são encaixados no final faz com que a leitura se desenvolva cada vez mais rápida e fluida. Não se assuste com a quantidade de páginas da obra pois a forma como a narrativa é construída irá te levar a conclusão muito antes do que você espera.

No começo do livro estamos no escuro com diversas perguntas sem respostas mas ele funciona como um quebra-cabeças em que a cada capítulo novas peças se encaixam e esclarecem o que esse grupo de crianças enfrentaram no passado e o porque de tanto medo que eles sentem em ter que revisitar tudo isso em suas vidas.

Apesar do grande mistério do livro ser desvendar o que é a Coisa ele não se prende somente a isso. O livro não se prende somente ao terror sobrenatural, existem muitos outros assuntos que são abordados no livro e que são atuais até hoje: Violência contra a mulher, Homofobia, Racismo, Bullying, entre outros. A medida que a história se desenvolve esses assuntos vão se misturando ao terror sobrenatural e aumentando a tensão. Em vários trechos do livro eu me recordei de outro livro do mesmo autor(O Iluminado).

Nele o autor misturou o alcoolismo de Jack com todo o terror do hotel mal assombrado Overlook. Em A Coisa além de notar essa mistura também pude observar o uso de frases do palhaço deixadas em diversos lugares como forma de instigar o medo nos personagens, artifício também utilizado em O Iluminado.

Se você quer encarar essa leitura e conhecer a Coisa tome bastante cuidado! Procure manter os seus pés no chão. Mas caso você se perca no meio do caminho não se preocupe que eu te encontro flutuando por ai!

Por – Alex Jim Paul Bill Ross

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade