» Post

Cobertura da 1º edição do The Town com parceria da CUFA.

Instituto HEINEKEN, CUFA e The Town se unem em projeto de formação e capacitação de jovens moradores de favelas de São Paulo.

(Créditos: Marcela Novais)

Ontem, na zona suil de São Paulo, a convite da CUFA estivemos na coletiva de imprensa de um dos maiores eventos brasileiros que será a primeira edição do “The Tonwn” que será realizada nos dias 2, 3, 7, 9, 10 de setembro de 2023 no Autódromo de Interlagos.

A coletiva contou com representantes do Instituto HEINEKEN, The Town, Ricardo Nunes prefeito de São Paulo e Marcivan e Kalyne, da Central Única das Favelas (CUFA).

Investir na quebrada

A menos de uma semana de abrirem as portas da primeira edição do The Town, o Instituto HEINEKEN, em parceria com a Heineken®, patrocinadora master do festival, já começa fazendo história se unindo a Central Única das Favelas (CUFA) em uma ação que procura contribuir para transformar o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade. O valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 ao longo dos cinco dias do festival será destinado a capacitação criativa audiovisual de jovens moradores das favelas de São Paulo. 60 jovens já foram pré-selecionados para a primeira turma pela agência de audiovisual Favela Filmes que, dado sua expertise na área, ficou responavel pela estruturaçao e gestão do curso.

“Já temos uma parceria de longa data estabelecida com o Rock in Rio e, a cada ano, avançamos nossa presença refletindo nossa estratégia de colocar ESG no centro do negócio. No último ano, trabalhamos com o Rock in Rio a circularidade dos copos utilizados durante o festival, abastecemos o evento com placas de energia solar que foram doadas ao Parque Olímpico após o evento e implementamos uma microfloresta no local como legado de nossa atuação. Iniciar uma parceria com o The Town expandindo este cuidado também para o desenvolvimento social e inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade é fundamental para garantir que estamos sempre evoluindo e trabalhando em prol do nosso objetivo de contribuir com a transformação da sociedade por meio do equilíbrio”, comenta Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN e idealizador do Instituto HEINEKEN.

Com a duração de três meses, o curso de quatro turmas se inicia a 11 de setembro e os módulos começam com introdução à inteligência artificial (IA), abordando conceitos básicos e usos na vida cotidiana, evoluindo para o uso da IA no audiovisual, partindo depois para o reconhecimento facial e para a componente técnica de captação, edição, cortes e demais atributos das filmagens. É uma experiência que proporciona conhecimentos técnicos e teóricos, culminando na apresentação de projeto de conclusão pelos alunos e alunas.

“O audiovisual é uma área de atuação profissional muito promissora atualmente, poder oportunizar jovens de favela ingressar nesse meio, não traz só a possibilidade da geração de trabalho e renda, como também empodera esses jovens, que através das suas experiências cotidianas nesses territórios tão plurais, potentes e diversos, poderão produzir e apresentar como resultado, narrativas mais legítimas sobre a favela e seus valores” diz Kalyne Lima, presidente da CUFA Nacional.

“Essa iniciativa marca o início de uma parceria, acredito que será a primeira de muitas. É extremamente importante para a sociedade marcas com a grandiosidade do Instituto HEINEKEN olhar para a favela e junto com a CUFA formar novos profissionais para o mercado de trabalho”, diz Marcivan Barreto, presidente da CUFA São Paulo.

A iniciativa tem tambem como objetivo conscientizar os jovens para o consumo responsavel e, nesse sentido, a versão zero álcool da marca Heineken® estará presente em todos os pontos de venda do festival, ampliando sua disponibilidade e possibilitando que os consumidores participem da mudança social e comportamental que o Instituto HEINEKEN quer fomentar.

Sobre o Instituto HEINEKEN
Para atender a catadores e catadoras de recicláveis, vendedores ambulantes e jovens e em situação de vulnerabilidade, o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, criou em 2022 o Instituto HEINEKEN, primeiro do grupo no mundo, que visa fomentar a transformação da sociedade por meio do equilíbrio e atuar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedoras, capacitação, geração de emprego e renda e promoção do consumo responsável de álcool, contribuindo assim para uma melhor perspectiva de futuro para estes públicos.

Sobre “Por Um Mundo Melhor”

A plataforma “Por Um Mundo Melhor” nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. O novo festival The Town, dos mesmos criadores do Rock in Rio, chega orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer e abraça o projeto, ao trabalhar sob uma visão de sustentabilidade que hoje é transversal a toda a organização.
The Town já nasce gigante

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil metros quadrados, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.

Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$ 1,7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.

Sobre a CUFA
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop, promovendo a integração e inclusão social da favela.A CUFA foi fundada por Celso Athayde, que mesmo não estando na instituição, ainda segue como voluntário, e conquistou o prêmio do Fórum Econômico Mundial de Empreendedor de Impacto e Inovação de 2022, na cidade suíça de Davos, no qual a honraria é oferecida pela Fundação Schwab. A CUFA tem a Favela Holding como mantenedora, um grupo com mais de 20 empresas voltadas para a favela e que se tornou seu braço econômico. Inclusive, a organização chegou a vencer o Prêmio Caboré 2022, na categoria de serviço de marketing.
A CUFA está presente em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de diversos países, incluindo os Estados Unidos, quando, em 2015, teve a sua Semana Global, na Organização das Nações Unidas (ONU), que concedeu à instituição três cadeiras: Habitação, Afrodescendência e Juventude. Nesta ocasião, foi inaugurada a sede da CUFA Global, no bairro do Bronx, em Nova York.

Texto: Stella Sanches, Ana Cláudia Luiz, Carol Marcial e Anderson Moraes.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!


NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade