» Post

Ato de Posse da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado de São Paulo

Por Paloma Amorim (IG: @paloma_jesus)

Cerimônia que oficializou a “passagem de bastão” para a gestão de Simone Nascimento rendeu fortes emoções

O Jornal Empoderado cobriu na noite da última sexta, 19, a posse da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado, entidade de São Paulo, para o biênio 2024-2026, que foi realizada no auditório da APEOESP, na Praça da República, altura do número 282.

A eleição foi realizada por meio da assembleia estadual unificada do movimento, composta pelas 19 cidades em que o MNU existe hoje em São Paulo, com Simone Nascimento sendo eleita por aclamação e chapa única. “Me sinto honrada em ser a mais jovem da história a assumir essa posição no estado fundador e de contarem comigo na nova coordenação com lideranças de todo estado, jovens e mais velhas, pra construir a luta negra, organizada e antirracista!”, declarou Simone.

Membros da coordenação anterior, de 2019 a 2023, encabeçados por Regina Lúcia Santos, agora responsável pela Formação do MNU-SP, se mesclavam na cerimônia aos novos membros. São eles: Maicon Nunes, na Tesouraria; Luka Franca, na Secretaria de Organização; Ian Douglas, na Comunicação; Augusto Graça “Guto”, na Juventude; Luci Chrispim, em Mulheres. Na Suplência, Drica Serafim e Kizie Aguiar. Haverá também um conselho de griôs, com Milton Barbosa, Lenny Blue e Adão Oliveira, fundadores do MNU-SP.

A solenidade começou por volta das 19h30, com mediação inicial de Luka Franca e depois de Luciana Araújo, passando a palavra para os griôs Milton, Lenny Blue e Adão, antes de começar oficialmente o rito de passagem para a nova Coordenação, com os principais representantes das três gerações do movimento que ali estavam dando relatos e compartilhando suas vivências junto ao MNU, além de seus anseios para o futuro. Vale destacar a troca, respeito e admiração mútuos entre Regina, uma mulher de 69 anos e agora ex-coordenadora da entidade, e Simone, uma jovem de 31 anos, coordenadora recém-empossada. Foi algo especial e emocionante.

O evento também contou com a presença de representantes de entidades parceiras e companheiros de luta do MNU-SP, como: Rodrigo, da Rede Quilombação; Ana Mielk, do Intervozes; Júlio, do Quilombo Periférico; Talita, do Raiz da Liberdade; Gabriel, do PSOL; Tuca, da Rua Juventude Anticapitalista; Rosana Rufino, da Comissão da Verdade e Memória da Escravização Negra da OAB-SP e conselheira estadual da OAB-SP; Renata Reis, da Marcha Mundial das Mulheres; Amelinha Telles, da União de Mulheres de São Paulo, entre outros.

Foi uma noite de grande troca e sentimentos entre os presentes. Um exemplo prático de que é capaz de vislumbrar o futuro sem se esquecer do passado. De respeitar quem veio antes e ter a consciência de que foram eles os responsáveis pelo presente tão rico e potente.

A atmosfera era de profunda união. Todos ali estavam interligados na consolidação de uma entidade com 45 anos de historia e luta em prol de uma sociedade antirracista, mais justa e igualitária.

As histórias e vivências uniram cada um dos membros do MNU, parceiros e convidados da plateia em uníssono, independente de idade ou entidade. Há um laço ancestral que transpassa todas as gerações e pessoas que ali estavam. As palavras que acredito que sejam capazes de definir essa posse seriam: “ancestralidade”, “união” e “luta”.

Nós, do Jornal Empoderado, gostaríamos de agradecer pelo convite de cobrir um ato que já entrou para os anais da história e desejamos sucesso para a Simone Nascimento e todos os demais membros da cooordenação recém-empossada do MNU-SP.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade