Pesquisar
Close this search box.

» Post

HOJE É DIA DE REAFIRMAR A IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA!

Assim que foi consumada a vitória de Lula o país, chorou, cantou, gritou e…orou. Sim, a reza existiu, mas não aquela que se faz em templos e sim, orações internalizadas misturadas ao choro e o alívio.

O dia todo da eleição presidencial foi de angústia, ainda mais quando ônibus foram parados na estrada para não chegarem a suas zonas eleitorais. Mas a força de mais de 60,3 milhões de votos, mostraram que o Brasil escolheria um projeto de país que repousasse na paz, no social e frente ampla contra a barbárie.

Após a posse de primeiro de janeiro, o Brasil respirava aliviado. Porém após sete dias de paz o país foi arrebatado por um cenário de horror e destruição. É como se todo o esforço para volta de um Brasil da esperança estivesse escoando pelas nossas mãos. 

O dia 08/01/2023 foi marcado pela tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.  Agora se espera que sejam punidos quem financiou e arquitetou através de um golpe sujo e burlesco que culminou na invasão e destruição criminosa dos 3 poderes (Planalto, STF e Congresso). O que se sucedeu foi um teatro de horrores. 

Mas e o povo? Ah, esse se levantou em uníssono contra a ideia que a bandeira nacional e o hino eram de “meia dúzia” que fizeram arminha. O que se assistiu depois foi a concretização que a DEMOCRACIA não é bem de troca. Não se negocia valores humanitários. 

Passado um ano daquela barbárie, em Brasília, qual o maior desafio? Para o Jornal Empoderado é levar essa tal Democracia para favelas, quilombos, aldeias e aos grupos invisibilizados.

Uma obra que ajudou a entender a importância de unir diversas vozes em prol de um Brasil civilizado foi o “100 Vozes Pela Democracia”, de Fernando Guimarães, coordenador-geral do “Direitos Já”. Falamos com o autor dessa importante obra sobre o dia de hoje: “É o dia que não será esquecido, como triste retrato da doença social bolsonarista. E ao mesmo tempo será lembrado pela reação uníssona das instituições em defesa da democracia.”

Foto: site https://bernadetealves.com/

E, por fim, não esqueçamos de quem luta diariamente por você, nossa querida DEMOCRACIA: Jornalismo alternativo, preto e progressista como Jornal Empoderado, Alma Preta, MNU – Movimento Negro Unificado, UNEGRO, Barão de Itararé, Revista Fórum, Énois, TVT, Carta Capital, 247, DCM, Prerrogativas, Educafro, CUFA, Coalização Negra por Diretos, Frente Nacional Antirracista, Geledés, Marcha das Mulheres Negras de SP, APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Aliança Nacional LGBTQI+, Antra, UNE, UJS, MST, MTST, PT, PCdoB, PSOL, PSB… e até aquele solitário ativista que da de comer a quem mais precisa sem olhar a quem.

Foto: Site https://iconografiadahistoria.com.br/

Por Anderson Moraes Foto de capa: Paloma Amorim e demais fotos

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade