Pesquisar
Close this search box.

» Post

Ato de Posse da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado de São Paulo

Por Paloma Amorim (IG: @paloma_jesus)

Cerimônia que oficializou a “passagem de bastão” para a gestão de Simone Nascimento rendeu fortes emoções

O Jornal Empoderado cobriu na noite da última sexta, 19, a posse da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado, entidade de São Paulo, para o biênio 2024-2026, que foi realizada no auditório da APEOESP, na Praça da República, altura do número 282.

A eleição foi realizada por meio da assembleia estadual unificada do movimento, composta pelas 19 cidades em que o MNU existe hoje em São Paulo, com Simone Nascimento sendo eleita por aclamação e chapa única. “Me sinto honrada em ser a mais jovem da história a assumir essa posição no estado fundador e de contarem comigo na nova coordenação com lideranças de todo estado, jovens e mais velhas, pra construir a luta negra, organizada e antirracista!”, declarou Simone.

Membros da coordenação anterior, de 2019 a 2023, encabeçados por Regina Lúcia Santos, agora responsável pela Formação do MNU-SP, se mesclavam na cerimônia aos novos membros. São eles: Maicon Nunes, na Tesouraria; Luka Franca, na Secretaria de Organização; Ian Douglas, na Comunicação; Augusto Graça “Guto”, na Juventude; Luci Chrispim, em Mulheres. Na Suplência, Drica Serafim e Kizie Aguiar. Haverá também um conselho de griôs, com Milton Barbosa, Lenny Blue e Adão Oliveira, fundadores do MNU-SP.

A solenidade começou por volta das 19h30, com mediação inicial de Luka Franca e depois de Luciana Araújo, passando a palavra para os griôs Milton, Lenny Blue e Adão, antes de começar oficialmente o rito de passagem para a nova Coordenação, com os principais representantes das três gerações do movimento que ali estavam dando relatos e compartilhando suas vivências junto ao MNU, além de seus anseios para o futuro. Vale destacar a troca, respeito e admiração mútuos entre Regina, uma mulher de 69 anos e agora ex-coordenadora da entidade, e Simone, uma jovem de 31 anos, coordenadora recém-empossada. Foi algo especial e emocionante.

O evento também contou com a presença de representantes de entidades parceiras e companheiros de luta do MNU-SP, como: Rodrigo, da Rede Quilombação; Ana Mielk, do Intervozes; Júlio, do Quilombo Periférico; Talita, do Raiz da Liberdade; Gabriel, do PSOL; Tuca, da Rua Juventude Anticapitalista; Rosana Rufino, da Comissão da Verdade e Memória da Escravização Negra da OAB-SP e conselheira estadual da OAB-SP; Renata Reis, da Marcha Mundial das Mulheres; Amelinha Telles, da União de Mulheres de São Paulo, entre outros.

Foi uma noite de grande troca e sentimentos entre os presentes. Um exemplo prático de que é capaz de vislumbrar o futuro sem se esquecer do passado. De respeitar quem veio antes e ter a consciência de que foram eles os responsáveis pelo presente tão rico e potente.

A atmosfera era de profunda união. Todos ali estavam interligados na consolidação de uma entidade com 45 anos de historia e luta em prol de uma sociedade antirracista, mais justa e igualitária.

As histórias e vivências uniram cada um dos membros do MNU, parceiros e convidados da plateia em uníssono, independente de idade ou entidade. Há um laço ancestral que transpassa todas as gerações e pessoas que ali estavam. As palavras que acredito que sejam capazes de definir essa posse seriam: “ancestralidade”, “união” e “luta”.

Nós, do Jornal Empoderado, gostaríamos de agradecer pelo convite de cobrir um ato que já entrou para os anais da história e desejamos sucesso para a Simone Nascimento e todos os demais membros da cooordenação recém-empossada do MNU-SP.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade