Pesquisar
Close this search box.

» Post

1ª Edição do Troféu TucanAfro – Zumbi dos Palmares e Dandara

Por Silvia Cibele

Fotos: João Cesar

Aconteceu no último sábado, 01/12, na sedo do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na capital paulista, o evento do Secretariado da Militância Negra do PSDB – Tucanafro. Na ocasião, houve a entrega do “Troféu Zumbi dos Palmares” e  do “Troféu Dandara” que premiaram pessoas da comunidade negra, como o jovem Renan que desde cedo mostra habilidade tocando instrumentos de percussão.  

Foi entregue a todos os participantes um lacinho laranja para reforçar a luta pelo combate a violência contra as mulheres, estamos nos 16 dias de ativismo, iniciado no dia 25 de Novembro, Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher.

Premiação

As primeiras homenagens foram em reconhecimento aos (as) artistas em comemoração ao Dia Nacional do Samba:

Cantora Grazzi Brasil – mulher negra periférica foi reconhecida e recebeu o Troféu DANDARA pela luta e resistência para **chegar a ser, hoje, a única mulher interprete de samba de enredo de escola de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Primeira mulher intérprete da Escola Vai Vai.

Renan Ryquelme Caetano de Souza Gonçalves. O Renanzinho, com apenas 3 anos de idade, foi agraciado com a Medalha UBUNTU por sua habilidade com instrumentos de percussão, mesmo sendo tão pequeno.

Mesa de trabalho

Na Roda de Conversa estiveram presentes a Silvia Cibele, presidente do TucanAfro Estadual, Milton Flávio – Secretário Municipal de Relações Sociais, Elisa Lucas – Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Ivan Lima – Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Jacareí Lucimar Ponciano, Alexandre Ifatolá – Presidente do TucanAfro Municipal SP, Otunba Adenkule – vice Rei de Abeokuta – Nigéria, Presidente do Centro Cultural Africano e Eloy Miguel – vice Presidente do PTB Afro.

E juntos (as) discutirem o tema: “da Senzala aos Quilombos modernos. A abolição através de Zumbi e a resistência de Dandara, o quantos evoluímos?”

 

HOMENAGEADOS DO TROFÉU ZUMBI DOS PALMARES E TROFÉU DANDARA

1ª Edição do Troféu TucanAfro – ZUMBI DOS PALMARES:  instituído para reconhecer os GUERREIROS MODERNOS, àqueles que lutam pelo empoderamento do nosso povo.

Juvenal Araújo – Como reconhecimento pelos avanços da SEPPIR que durante a sua gestão, conseguiu que o Estado e o Município de São Paulo assinassem o SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) o que possibilitará o recebimento de recursos e de emendas parlamentares para a promoção de políticas públicas. Reconhecimento também pelo trabalho de regularização de áreas quilombolas, indígenas, realização de cursos de capacitação e de formação para o empoderamento do nosso povo.

José VicenteReitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e Idealizador do Troféu Raça Negra. O Dr José Vicente já havia informado a impossibilidade de comparecer devido a compromissos anteriores fora de São Paulo. Foi convencionada a entrega posterior do Troféu.

Otunba Adekunle – Vice Rei de Abeokuta – Nigéria, Presidente do Centro Cultural Africano – CCA, Idealizador do Premio África Brasil e Àsè Isésè , Autor do livro Ifá Filosofia e Ciência de Vida, Apresentador do canal do Youtube Ifá Caminhos de Vida Coaching do Bem-Estar.

FERNANDO ALFREDOFernandão , Vice Presidente do Diretório Municipal do PSDB. SP e Membro da Executiva do TucanAfro Municipal – SP. Foi indicado como reconhecimento da sua luta pelo fortalecimento da militância tucana.

ONG ABC NA BOCA DO POVORelevantes trabalhos prestados junto à comunidade carente da Zona Leste, Cangaíba em especial, com foco na formação cultural das crianças.

 

1ª Edição do Troféu TucanAfro – DANDARA: Uma forma de reconhecer as GUERREIRAS MODERNAS que resistem com resiliência e sororidade.  

Cidinha Raiz – Psicóloga, Terapeuta, Agente Bem Querer Mulher, PLP, Mediadora e Conciliadora Civil e Criminal pelo TJ e MP, Conselheira do CPDCN, presidente do MDB Afro, pós graduação em Recursos Humanos e História da África e do Negro no Brasil e Primeira Candidata Negra ao Senado Federal por São Paulo.

Adriana Vasconcellos – Militante e Ativista Movimento Negro, Professora da rede pública municipal de ensino e membro do PODEMOS Afro. Adriana infelizmente não conseguiu comparecer por motivos familiares, envolvendo seu filho, mas, o Troféu será entregue pessoalmente pela Executiva do TucanAfro.

Sandra Durval – Egbonmi Sandrinha de Oxossi, Exerce o posto de Iyalossain do Ilé Alaketu Asé Aira – Axé Batistini Casa de seu Babalorixá Táta Pércio de Xangô. Conselheira do Secretariado Estadual da Militância Negra do PSDB TucanAfro – GESTÃO UBUNTU 2017/2019 e Líder Comunitária

Ainda houve após o encerramento do “Troféu Zumbi e Dandara” a entrega de homenagens referentes a Solenidade de 15 anos do TucanAfro, para as personalidades que por motivos diversos não puderam comparecer no dia. Entre eles (as): Chris Lima, Militante e Ativista do Movimento Negro e Membro Fundadora do TucanAfro São Paulo, Ela recebeu o Troféu MULHER NEGRA – Tereza de Benguela, em alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra. 

 

MEDALHA UBUNTU

O secretariado Estadual da Militância Negra do PSDB de São Paulo instituiu a MEDALHA UBUNTU, como forma de reconhecimento aos que contribuem para a promoção da igualdade racial, para o fortalecimento da comunidade negra. O tema do evento foi: “Sou porque somos– A luta não é só do negro, é de todos nós!”

Receberam a premiação: Diego Moreno, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Diretor da Comissão Estadual de Igualdade Racial, Assessor Jurídico do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte e Superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem. Além de Rosalvo Salgueiro, indicado ao prêmio Nobre da Paz 2018, professor Universitário, Presidente do Movimento de Moradia Popular e Presidente dos Movimentos Sociais do PSDB/SP 

NOTA: Com a chuva da noite anterior, vários voos foram cancelados e, o Secretário Nacional da SEPPIR – Juvenal Araújo ficou no aeroporto da Bahia aguardando a liberação para novo voo com destino a São Paulo.
Com a ausência do Secretário, fizemos uma só mesa de trabalho, com a abordagem do tema: “DA SENZALA AO QUILOMBOS MODERNOS” focando a mulher negra, com a explanação da Prof Elisa Lucas, Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Direitos Humanos da cidade de São Paulo.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

Cadê meu Bolsa Família?

Revisão e Edição: Tatiana Oliveira Botosso Em pós-pandemia, o CRAS de SP sobrecarregado, as Cestas Básicas sumiram e o muita gente

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade