Pesquisar
Close this search box.

» Post

 

 

 

 

NOTA: Este evento já ocorreu, mas resolvemos publicar pela sua importância como material histórico. Ssperamos a “MISSA DOS QUILOMBOS”de 2018. Aproveitem! 

Em 1981, D. Helder Camara, juntamente com o bispo negro, D. José Maria Pires, conhecido também como D. Zumbi, idealizaram a Missa dos Quilombos, tendo como base os textos de Dom Pedro Casaldáliga e o poeta Pedro Tierra.

D. Helder e D. José Maria, conversaram com Milton Nascimento que, naquele ano,  estava em turnê pelo Brasil, pedindo para que ele musicasse a liturgia da missa. Ele aceitou prontamente e em menos de um mês, o trabalho estava pronto. Três meses depois a missa foi celebrada, em 20 de novembro por D. José Maria, em Recife, em frente à igreja onde a cabeça de Zumbi dos Palmares foi exposta, após ter sido morto em combate.
A missa tem o caráter de denúncia, pontuando as consequências da escravidão e do preconceito racial no Brasil. Após a primeira celebração, aconteceu mais uma em Belo Horizonte. O papa João Paulo, incomodado com a missa, proibiu sua realização.Em seguida, os militares fizeram o mesmo, em relação ao musical levado aos palcos, por Milton Nascimento.
O papa Francisco, autorizou novamente a missa.
Nesse ano, por conta dos ataques as casas religiosas de matriz africana, mães de santo , pastores foram convidados a participar do evento. Haverá representação já confirmada, sendo que mães de santo abrirão o cortejo que, acontece pelas ruas da favela antes da realização da missa.
Acontecerão durante o dia, algumas atividades culturais a fim de trazer as pessoas da comunidade que, estão oferecendo certa resistência.
O destaque é a oficina de coco de senzala do Mestre Zé Negão, um senhor que vem lá de Pernambuco para algumas apresentações em São Paulo.Ele aprendeu a dança com os avós e é um dos poucos mestres a ensinar essa arte.
 

Fotos missa dos quilombos do ano passado vila prudente

 

8 7 6 5 4

Missa dos quilombos – fotos do musical

3 2

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade