ENTRETENIMENTO MUNDO NERD

Há 40 anos, primeiro “Star Wars” estreava nos cinemas norte-americanos

download
Written by Clayton Godinho
 
 
media
 
Antes de 1977 ninguém se imaginava imitado o som dos sabres de luz enquanto segurava um cabo de vassoura ou dizendo a outra pessoa : ”que a Força esteja com você”.
Essas coisas só se tornaram populares devido ao visualismo de um cineasta de 33 anos chamado George Walton Lucas Jr. que lançou uma saga peculiar da luta entre o Bem e o Mal protagonizada por um jovem fazendeiro que tinha problema com os pais.
Hoje, quarenta anos depois, Star Wars é a mais lucrativa e influente franquia de todos os tempos e se tornou quase uma religião oficial em vários países. Com um orçamento de filme independente de somente 11 milhões de dólares, Star Wars estreou em uma quarta-feira, 25 de maio de 1977, em 32 salas de cinemas americanos e arrecadou 1,6 milhão de dólares em seu primeiro final de semana.
 
Protagonizada pelos novatos Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford nos papéis de Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo, a produção chamou a atenção no boca a boca, gerando longas filas.
A bilheteria foi de 221,3 milhões de dólares e com os relançamentos da 20th Century Fox, a quantia dobrou. Os filmes da sequência – O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983) – arrecadaram mais de 200 milhões de dólares. Os fãs detestaram a edição especial da saga que George Lucas lançou em 1997 com modificações tecnológicas que muito acharam desnecessárias e caça níquel. O diretor dirigiu outra trilogia nos anos 90, espécie de prequel da saga original, que foi considerada inferior em quase todos os sentidos. Ele tinha um acordo com a Fox para manter 40% do lucro bruto do filme original, mas foi mais perspicaz ao vender a LucasFilm para Disney em 2012 por quatro bilhões de dólares. Os estúdios da Disney renovaram a franquia com o anúncio de uma nova trilogia, além de três filmes de antologia, que até agora já renderam três bilhões de dólares, somando no total 7,5 bilhões de dólares de faturamento.
A expectativa agora é por O Último Jedi, de Rian Johnson, produção que estreará em dezembro, continuação de O Despertar da Força (2015),  primeiro filme da saga a faturar dois bilhões de dólares e ser a estreia mais bem-sucedida nos Estados Unidos e no mundo.
A saga parece longe do esgotamento. Os fãs agradecem…
 
 
Star_Wars_Episode_IV-A_New_Hope_Theatrical_Release_Poster

Sobre o Autor

Clayton Godinho

Deixe um comentário