MUNDO NERD

Germana Viana fará lançamento na CCXP

17357038_10210641635771583_1757663990_o
Written by Beatriz Bento

Lizzie Bordello e as piratas do espaço é uma HQ de ficção científica protagonizada por mulheres em uma nave que viaja pelo tempo e espaço, e onde mais a autora Germana Viana desejar. A HQ traz empoderamento feminino, sororidade de forma leve e descontraída, recheada de referências da cultura pop e da internet.

Lizie bordello e as piratas do espaço 1  e 2

Apesar dos temas abordados, muitas vezes de forma implícita, o gênero seguido pela autora é a comédia e humor non-sense. As personagens são despidas de estereótipos e ao longo da HQ é demonstrada a camaradagem existente entre as 4. Lizzie é capitã e tem um estilo muito pirata mesmo, Lambretinha é a novinha da tripulação e a mina das tecnologias, Fran é uma trans e cuida da comunicação e Deus, só poderia uma mulher negra, e gorda que transborda carisma e exerce sua sexualidade amarras ao longo das histórias. Há ainda uma anti-heroína, a Capeta, irmã de Deus que em algumas histórias representa as regras que a sociedade impõe às mulheres.

Já foram publicados 2 volumes da HQ pela editora Jambo em material de ótima qualidade. As histórias são curtas e desencadeadas, sendo que alguma já foram publicadas na web comics homônima, que pode acompanhada no site da série (http://www.lizziebordello.com/). Do roteiro criativo ao traço e cores expressivas tudo é de autoria da Germana.

Germana Viana ganhou o troféu HQ Mix  2017 Web Quadrinhos por Empoderadas, publicado no Social Comics pelo selo Pagu da editora Cândido, que conta a história de 3 mulheres que ganham superpoderes e resolvem combater o mal. O Selo Pagu, foi lançado esse ano e traz um cunho feminista, conta com mais 3 títulos: Haole, Quimera e Dada, todas histórias protagonizadas por mulheres.

As Empoderadas

Germana estará no artist´s alley CCXP 2017 junto com Carol Pimentel lançando fisicamente  pela Jambo a webcomic Point of View (Pov) disponível no site Lady Comics. Pov fala sobre ter 30 e poucos anos em São Paulo, pagar contas, planejar casamentos e buscar seu lugar ao sol. As protagonistas são Alice, Didier, Erica, Fernanda e Bianca que buscam na amizade uma forma de segurar essa barra que é viver. Com Carol Pimentel no roteiro e Germana Viana na arte, protagonismo feminino, sororidade e representatividade fazem parte da receita da HQ.

Point of view

A CCXP do Brasil já pode ser chamada de maior comic con do planeta pois bateu o recorde de público em 2016 com 196 mil visitantes. A CCXP acontece entre 07 e 10 de dezembro em São Paulo no São Paulo Expo e tem ingressos a partir de 99 reais. Verifique valores e demais convidados no site do evento.

Sobre o Autor

Beatriz Bento

Leitora voraz, vegana e feminista. Beatriz acredita que mulheres devem ocupar todos os espaços, inclusive o mundo nerd.

Deixe um comentário