MUNDO NERD

O mundo dos quadrinhos em luto – Álvaro de Moya

Written by Anderson Moraes

AlvaroMoya_des

Professor, incentivador e estudioso de quadrinhos, estes são alguns adjetivos que cabem àquele que era respeitado por Will Eisner, criador de Spirit; Maurício de Sousa (Turma da Mônica) entre outras personalidades do mundo das HQs como Alex Raymond (Criador do Flash Gordon), Hal Foster (Príncipe Valente), Lee Falk (Fantasma), Walt Disney e exemplares nacionais como Ângelo Agostini (Nhô Quim), Ziraldo e Daniel Azulay.

Ele ajudou a organizar em 1951 a Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos que originou o livro A reinvenção dos quadrinhos que eu adquiri em um evento da Comix Fest.

Álvaro de Moya foi respeitado, copiado e reverenciado…

Para mim em especial é uma noite difícil, pois da mão dele ganhei o Livro “História das Histórias em Quadrinhos” em um evento no Sesc que teve ainda a participação de Chico Caruso e Xalberto autografando meu livro e falando: “Guarda este livro que ele é nossa bíblia”. Não errou.

Um menino que sonhava nos quadrinhos um mundo de fantasia e através da obra do mestre Álvaro descobriu quão sério era a nona arte.

Este texto não esta sendo fácil fazê-lo, mas saiba professor, onde estiver eu e milhares de “alunos” seus agradecemos suas “aulas”.

Shazam! o céu recebe um super-herói que fez Humberto Eco se render a arte dos quadrinhos. Seu nome será sempre lembrado como sinônimo de “História das História dos Quadrinhos”

Obrigado!

Sobre o Autor

Anderson Moraes

Deixe um comentário