Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mundo Nerd: Flash Gordon, John Carter de Marte e Tarzan juntos na mesma história?

Foto 1

Essas cinco ilustrações de Neal Adams foram publicadas no ano de 1972 em um fanzine sobre Flash Gordon chamado Heritage. Infelizmente as imagens não possuíam nenhuma legenda explicativa nos deixando sem saber a finalidade desses desenhos. A história narraria um encontro entre Flash Gordon, a imortal criação de Alex Raymond, John Carter de Marte e Tarzan, ambos célebres heróis criados por Edgard Rice Burroughs.

A primeira página mostra a queda de uma espaçonave e na sequência o personagem que se supõe ser Flash Gordon saindo dela e deparando-se com uma criatura que está prestes a atacá-lo. E realmente o faz, como mostra a imagem que abre esta matéria.

foto 2

A seguir, Flash Gordon tenta retirar da nave uma cápsula que transportava, enquanto um Marciano de quatro braços chega sorrateiramente por trás. Dentro da cápsula, há algo que não identificamos.

foto 3

Na próxima imagem, podemos ver “Flash” sendo salvo do marciano por John Carter, antes que pudesse atacá-lo.

foto 4

E, finalmente na última, temos o suposto Flash Gordon e John Carter conversando enquanto observam a cápsula transportada por “Flash”. E surpreendentemente dentro dela em animação suspensa encontra-se Tarzan.

foto 5

Qual seria o objetivo ao qual se destinavam esses desenhos? Uma espécie de teaser de alguma futura edição? Alguma Graphic Novel? O que o mestre Adams pretendia

Isso provavelmente jamais iremos saber, exceto se um dia Adams resolver revelar esta misteriosa história. No entanto, existe uma conexão real entre os três personagens.

Segundo o site ERBzine, a página oficial de Edgard Rice Burroughs, no ano de 1931 Burroughs pediu a United FeatureSyndicate, distribuidores de suas tiras do Tarzan, que também criassem uma tira baseada em seus romances passados em Marte, as Crônicas Marcianas como eram conhecidas, cujo personagem principal era John Carter. A resposta veio só no ano seguinte, quando seu editor na época rejeitou a proposta, alegando que uma nova tira afastaria as atenções de Tarzan, que por sua vez ainda estava tentando se consolidar.

No entanto, em 1933 a rival King FeaturesSyndicate anunciou que estava contratando o artista Alex Raymond e o escritor Don G. Moore para criarem uma série de histórias baseadas nas Crônicas Marcianas de Burrougs.

Sucederam-se então inúmeras negociações entre a King FeaturesSyndicate e Burroughs. Porém Burroughs começou fazer muitas exigências e a King Features acabou desistindo, sob a alegação que não teriam condições de atender a todos os pedidos do autor.

Três dias depois Flash Gordon estreava nas páginas do jornal.

Burroughs chateado com a situação e sentindo-se traído, chegou a declarar publicamente que eles preferiram lançar outro personagem similar, mais barato, do que de pagar royalties a ele. Segundo o próprio Burroughs “John Carter e suas aventuras em Marte com outro nome e autor.”
O resto é história.

No entanto, a respeito do personagem Flash Gordon desenhado por Adams, talvez não seja ele neste encontro inusitado. Segundo o publicitário e diretor de Arte Toni Rodrigues: ” …boa parte do fandoom do Burroughs, que não necessariamente é fã de quadrinhos, sempre achou que esse loiro aí era o Carson Napier (Carson de Vênus), outro personagem do Burroughs, e não o Flash Gordon. Isso faria muito mais sentido, seriam três personagens do mesmo autor, ao invés de dois do Burroughs e um dos quadrinhos…”

Ainda segundo Rodrigues, a semelhança do uniforme pode ser pelo fato de que as calças justas com lista lateral e cinto bem largo são características da cavalaria de diversos países, e assim utilizadas também pelo personagem Carson de Vênus. E realmente tais ponderações do amigo Toni fazem sentido. Portanto pode realmente ser que este personagem não seja Flash Gordon e sim Carson de Vênus.

Obrigado pelos esclarecimentos, Toni!

Ricardo Quartim
Jornalista especializado em quadrinhos e cultura pop. Membro da equipe da revista Mundo dos Super Heróis, editor do blog Chamando Superamigos, colaborador do site Laboratório Espacial, responsável pelo DROPS Ricardo Quartim no Youtube,

Quartim ass

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade