» Post

SescTV celebra Dia da Consciência Negra com maratona artística dedicada à data

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra retoma, anualmente, a memória de Zumbi dos Palmeiras e seu projeto de acolhimento ao povo preto. Desta forma, a celebração também diz respeito a evidenciar o orgulho da cultura, da cor e da história de matriz africana. É diante deste conceito e de toda a sua abrangência que, durante os dias 19 e 20/11, o SescTV exibirá programação especialmente dedicada à data com transmissões de documentários, apresentações de dança contemporânea, especial musical, cinema conceitual e exposição, somando 23 atrações no período.

A maratona começa às 2h do sábado (19) e se estende até 23h59 do domingo (20) e traz alguns destaques. O episódio ‘Coleção’, da série documental ‘Monumentos’, que vai ao ar ao meio-dia de 19/11, conta com direção de Paulo Pastorelo e se propõe a fazer um mergulho na arte do colecionismo a partir de um papo com o recém-falecido artista plástico, museólogo e curador Emanoel Araújo, um dos principais símbolos da valorização e manutenção do portfólio artístico da negritude ao longo da história, atividade que culminou na abertura do Museu Afro Brasil. A peça, portanto, ultrapassa o ato de contemplação e adentra o resgate histórico necessário para a construção de novos futuros.

No mesmo dia, às 18h30, o SescTV veiculará o episódio ‘Pelourinho/Santo Antônio do Carmo’, da série ‘Arquiteturas’, em produção que se aprofunda na recuperação do Largo do Pelourinho e seus traços arquitetônicos e culturais que o fazem ser uma referência de diversidade, unindo construções coloniais de origem portuguesa – erguidas majoritariamente por escravos negros – terreiros de candomblé e sedes de organizações culturais erguidas ali como símbolos de resistência (incluindo o Olodum). A produção conta com direção de Paulo Markun e Sergio Roizenblit.

No dia 20, às 8h, a emissora apresenta o espetáculo de dança contemporânea africana ‘Sons D’ Oeste’, com a Trupe Benkady, gravado no Sesc Belenzinho em 2019, sob direção de Flávia Mazal. A apresentação permeia a dança de balé africano, trazendo instrumentos tradicionais como o balafon, dununs, djembê e berimbau. ‘Sons D’Oeste’ articula memórias e ritmos ancestrais, unindo dança, música, ritmo e corpo.

Às 13h30 vai ao ar o minidocumentário ‘Renata Felinto’, da mostra ‘Artérias’.  O episódio compartilha o processo criativo de Renata, fundamentado na identidade negra e feminina da pesquisadora, educadora, escritora, performer e ilustradora que se destaca pelo exercício da arte-educação em universidades e instituições de cultura. A partir de seus depoimentos são expostas as vulnerabilidades enfrentadas por famílias negras nos espaços de ensino e como a mídia reforça estereótipos desse povo ao associá-los à miséria. Por meio de sua exposição, “O ser tão doce na dureza”, a artista reflete sobre o sequestro de pessoas pretas trazidas para o Brasil, o silenciamento histórico da cultura de matriz africana e a transposição forçada de famílias desprovidas de seu passado.

O especial musical ‘Juçara Marçal canta Brigitte Fontaine’, dirigido por Camila Miranda, será exibido às 18h e leva ao público um show da cantora gravado no Sesc Pompeia em 2002, no qual ela interpreta o álbum ‘Comme a la Radio’, da artista francesa Brigitte Fontaine, famosa mundialmente por sua força artística que sempre esteve à frente de seu tempo.

(Serviço)

 

Especial Dia da Consciência Negra

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, 19/11

2h – Cena Inquieta – Bando de Teatro Olodum e Grupo NATA

5h – Sala de Cinema – Milton Gonçalves

6h – Artes Visuais – Emanoel Araújo

6h30 e 13h30 – Coleções – Ritmo – Jongo

11h – Sr. Brasil – Toninho Nascimento / Mariene de Castro

12h – Monumentos – Coleção

15h30 – Artérias – Renata Felinto

15h45 – Artérias – Sônia Gomes

18h30 – Arquiteturas – Pelourinho / Santo Antônio Além do Carmo

 

 

Domingo, 20/11

1h – Documentário – A Rainha Nzinga chegou

3h – Dança Contemporânea – Mensagens de Moçambique – Taanteatro

4h – Sala de Cinema – Milton Gonçalves

6h30 – Artes Visuais – Emanoel Araújo

8h – Dança Contemporânea – Trupe Benkadi – Sons D’Oeste

9h – Sr. Brasil – Toninho Nascimento / Mariene de Castro

13h30 – Artérias – Renata Felinto

13h45 – Artérias – Sônia Gomes

16h – Coleções – Ritmos – Tambor de Crioula

18h – Especial Musical – Juçara Marçal canta Brigitte Fontaine

20h – Monumentos – Coleção

21h30 – Instrumental Sesc Brasil / 12ª Bienal Sesc de Dança. Yebo Musical

22h30 – Documentário – Danças Negras

00h – Cena Inquieta – Grupo NATA e Bando Olodum

 

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

 

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade