Pesquisar
Close this search box.

» Post

Qual é a diferença entre os discos de Ouro, Platina e Diamante

Provavelmente vocês já se cansaram de ver ou não sabem desta informação, então Nagulha traz a todos os leitores, principalmente o cenário hip hop, a entrega/premiação dos famosos discos de Ouro, Platina ou Diamante a artistas e bandas que alcançam altos níveis de vendas de seus álbuns.

Esse sistema de premiação existe em diversos países, os quais seguem as variações pré-definidas pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). As categorias existentes nessa premiação são: Ouro, Platina e Diamante. Explicaremos melhor:

O número de vendas para alcançar as premiações variam de acordo com os países, e cada local segue seus próprios padrões, que podem ser baseados no índice populacional, por exemplo. Além desse fato, diferentes níveis de vendas podem existir para os diversos tipos de mídias, como é o caso de álbuns, compactos, singles, clipes, DVDs, etc… (Vamos ver mais a frente como a transmissão também pode influenciar).

O interessante é que as certificações funcionam de forma cumulativa, ou seja, é possível que um único disco seja certificado como Ouro, Platina e, posteriormente, Diamante. É possível também que alcancem, com as vendas, o status de “Platina duplo” ou “triplo”.

As premiações podem ocorrer, também, com o poder de venda daquele disco no mercado atual. Por exemplo: A medida é baseada geralmente em transferências de atacado para todos os tipos de comércio, não apenas em vendas no varejo. Ou seja, isso significa que um prêmio ou ranking para um novo lançamento reflete as expectativas de um distribuidor do álbum e seu poder de mercado.

Veja como são feitas as premiações no Brasil (Venda de Álbuns).

Certificação por número de vendas – Repertório nacional e internacional!

Países Ouro Platina Diamante
Brasil — 40.000/ 80.000 /300.000
Estados Unidos — 500.000/ 1.000.000/ 10.000.000

Isso se perdeu com o passar dos anos, que era de grande importância aos artistas, pois sabia realmente a quantidade de público atingido pelas obras. Hoje, somente as grandes gravadoras preservam este tipo de trabalho.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

4 respostas

  1. No Brasil na área do rap perde muito nesse caso de disco de ouro ,platina e diamante por falta de produtores musicais muitos luta para obter isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade