Pesquisar
Close this search box.

» Post

Programa Mulheres em Flow aborda o tema interação política da mulher negra nos espaços institucionais de poder

Rosangela Sampaio e sua convidada, Keit Lima, conversam sobre interação política da mulher negra, com a participação de internautas enviando comentários e perguntas 

Texto de Abertura: Rosangela Sampaio/ Crédito das Imagens: Estúdio Carraro

Um conceito fundamental para começarmos a trabalhar questões específicas relacionadas à mulher é o estereótipo.

Trata-se de crenças socialmente compartilhadas a respeito dos membros de um determinado grupo, raça, nacionalidade, gênero ou categoria social.

Essas crenças são generalizações que atribuem supostas características comuns aos membros desses grupos, tanto negativas, quanto positivas.

No decorrer dos anos, o lugar da mulher na sociedade, e até mesmo a forma de entender o que é ser mulher, vem se transformando.

Quando falamos das mulheres negras fica evidente o quanto elas ainda sofrem os reflexos do que aconteceu com suas ancestrais.

A escravidão foi abolida, a mulher tem direito de voto, estão as duras penas conquistando sua independência financeira e autonomia emocional, mas as lutas não param.

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e no dia 25 de julho o Dia Internacional da Mulher Latina Americana Caribenha. São dias que podemos considerar uma conquista, mas não podemos parar por aí.

O cenário político brasileiro conta com um número muito pequeno de representantes mulheres e, juntas, podemos construir uma nova história, ressignificando nossas vivências e conquistando nosso espaço.

Nos últimos anos  tem se levantado uma geração de mulheres que buscam vencer essa cultura retrógrada através da informação e do debate sobre o que, afinal, é ser mulher.

No programa Mulheres em Flow do dia 28/07 o tema foi “Representatividade e os novos modos de interação política da mulher negra nos espaços institucionais de poder”

Interação política da mulher negra nos espaços institucionais

Na última terça-feira, dia 28 de julho, eu tive o prazer de receber no programa Mulheres em Flow a ativista Keit Lima.

Durante o nosso bate-papo ela falou da representatividade da mulher negra, inclusive ser de propósito o baixo número de mulheres negras na política, assim como conversamos sobre cotas raciais, periferia e muito mais.

O tema do programa foi “Representatividade e os novos modos de interação política da mulher negra nos espaços institucionais de poder” e você pode saber mais sobre a Keit em seu Instagram.

Além da entrevista, o Mulheres em Flow contou com os quadros fixos:

  • “Sinta-se Bem”, com @rubianaenz, onde você vai entender o que é resiliência e como utilizá-la para evolução pessoal;
  • “Brincadeira de Criança”, com @luly_eanny, no qual as pequenas empreendedoras ensinam como fazer uma  pulseira usando alfinetes;
  • “Papo Sério”, com @cris.cabral10, que esclarece quais as vantagens de formalizar a união estável por escritura pública;
  • “Empreender Liberta”, com @silviapedrosaoficial, que explica como os clubes de consumo inteligente funcionam na prática;
  • “Divas do Amor”, com @psicologafabiana,  que antecipa um pouquinho de como será sua estreia na próxima terça-feira.

Assista ao Mulheres em Flow:

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade