Pesquisar
Close this search box.

» Post

Professora leva alunos (as) para ver filme do Pantera Negra

Professora leva alunos (as) para ver filme do Pantera Negra

Professora da rede de ensino da Prefeitura de Osasco, Jaqueline Rodrigues, em um projeto chamado “A importância dos negros nos meios de comunicação” levou alunos para assistir o filme “Pantera Negra” em abril do ano passado e nesses sete meses tem feito o projeto entre os alunos da escola. As crianças que foram ao cinema levaram os temas aos demais alunos.

Os quatro temas são:

  • O primeiro herói negro, herói nascido na época das lutas do povo negro pelo mundo. Abordando nossos heróis reais, Zumbi, Mandela, Luther King e outros.
  • A força da mulher negra, representadas por heroínas, generais e médica-chefe. Trazendo nossas mulheres heroínas negras reais, como Sônia Guimarães, Lélia Gonzalez, Enedina Alves Marques entre outras.
  • O bem e o mal fazem parte de nós? Através de Kilmonger, o filme abordou o vilão, aquele que faz maldades contra o herói, porém no decorrer da história informa as razões que o levaram a fazer as maldades. Na verdade Kilmonger quis vingar a morte de seu pai, que até o momento final do filme não sabia a razão da morte. E também queria reclamar seu direito a cidadania do país. Como sabemos uma pessoa quando é presa carrega consigo para sempre o estereótipo de mau. Nessa abordagem a professora Jaqueline contou duas histórias de pessoas que estão na sociedade – eles fazem trabalhos sociais com crianças da periferia, através da organização Afroreggae.
  • A tecnologia que veio do continente africano, no filme tanto o minério poderoso quanto as armas e medicina revolucionaria vem de Wakanda. Nas histórias África e sua influência nas tecnologias que existem hoje, a professora trouxe exemplos dos engenheiros, médicos, astrônomos e matemáticos do Egito e do Congo, sem falar em alguns outras descobertas que são encobertas pelos meios de comunicação ou até mesmo ignoradas por estudiosos ou pesquisadores, como é o caso do fóssil Luzia. Luzia é datada de 11500 anos atrás, foi encontrada na América e é mulher e negra, essa descoberta, se estudada e pesquisada poderia desbancar teorias sobre a evolução humana. Quantos segredos Luzia pode esconder?

O projeto participou do concurso da prefeitura de Osasco chamado “Professor do futuro”, os classificando na posição 69º.

Acabando o projeto na semana da Consciência Negra, com apresentação, forma de palestra, no dia da festa da diversidade que se realizou no final de novembro de 2018, na escola EMEF Manoel Barbosa.

 

Foto:Folha/uol

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade