» Post

Organizações do movimento negro protestam na Europa

A Coalizão Negra por Direitos está na Europa onde se uniu aos movimentos socioambientais de todo mundo pelo Dia de Ação Global pela Justiça Climática. Em Glasgow, sede da COP26, a comitiva marchou ao lado de sindicatos, grupos religiosos, povos indígenas e a comunidade local. Em Paris, a Uneafro Brasil e o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, integrantes da Coalizão, se reuniram com a imprensa local e marcharam pela capital francesa.

Em discurso no ato de Paris, Eliete Paraguassú, pescadora, marisqueira quilombola e liderança da Ilha de Maré, Salvador, Bahia, falou sobre as ameaças que recebe por defender o meio ambiente, os manguezais e as áreas de pesca. Além disso, denunciou que 116 crianças de Ilha de Maré foram contaminadas por metais pesados lançados na Baía de Todos os Santos, a partir dos grandes empreendimentos e o Complexo Industrial da Bahia.

Na última sexta (05), mais de 200 organizações do movimento lançaram carta em que defendem uma incidência direta contra o racismo ambiental, pela redução do aquecimento do planeta, desmatamento zero nas florestas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga brasileira e em defesa da titulação das terras e dos territórios quilombolas também como estratégias pelo desmatamento zero. O documento na íntegra pode ser encontrado no site da Coalizão Negra por Direitos .

Como dito no documento, “o racismo ambiental afeta e viola os direitos daqueles que menos contribuíram para a crise climática e humanitária!”. O grupo ainda destaca que “a crise climática é também humanitária e, “continuar negando as estruturas do racismo é negar aos povos e às gerações humanas o direito de Bem Viver e as diversas formas de vida no Planeta Terra”.

“Estamos fazendo história. É a população negra, quilombola e periférica, levando sua voz para o mundo para dizer como podemos contribuir para salvar o planeta. E não mais tendo outras pessoas falando em nosso nome”, afirma Douglas Belchior, historiador brasileiro e cofundador da Uneafro Brasil, um dos representantes da Coalizão Negra por Direitos na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).

Sobre a Coalizão Negra por Direitos

A Coalizão Negra por Direitos reúne mais de 200 organizações, grupos e coletivos do movimento negro brasileiro para promover ações conjuntas de incidência política nacional e internacional. As entidades definem estratégias para intensificar o diálogo com o Congresso Nacional e com instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a pauta racial, além de fortalecer ações nos estados e municípios brasileiros nesse sentido.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade