Pesquisar
Close this search box.

» Post

ONG Nóiz, na Cidade de Deus, inicia 2022 com atividades inéditas

A cada início de ano é tempo de recomeçar. E com isso traçar objetivos, metas e estratégias para que seja um período próspero e de realizações. E foi isso o que fez a ONG Nóiz, com atuação na comunidade da Cidade de Deus, que em 17 de janeiro ativou a atividade de compliance em seu setor de gestão e agora, em fevereiro, inaugura o Espaço Multiuso de Cultura, Esporte e Bem-Estar com aulas de ballet, teclado e yoga. O primeiro trimestre receberá ainda o curso de Culinária Sustentável, idealizado pela chef Marília Koury, com início em março de 2022.

“O termo compliance vem do inglês “to comply”, e seu significado é “estar em conformidade”. É uma área que atua mapeando riscos para a imagem, por meio de controles internos e auditoria, implementando políticas e procedimentos, disseminando informação sobre a cultura da organização”, explica Elias Meneses, voluntário do Nóiz. O ex-morador da comunidade, que hoje reside em São Paulo, conheceu a organização por meio de mídias sociais, em 2020, quando em meio ao caos instalado pela pandemia da Covid-19, já tinha decidido que uma de suas metas no ano seria contribuir com um trabalho voluntário.

Ao fazer contato com a instituição percebeu que não faria sentido maior olhar para o que precisava de ajuda debaixo dos seus olhos e “dentro da sua casa”, na Cidade de Deus, onde nasceu e viveu até os 24 anos. “São poucas as ONGs no Brasil que possuem um setor de compliance, porém a importância da atividade é imensa, pois essa também é a área responsável por receber denúncias e realizar investigações internas no âmbito de assédio moral, sexual, desvio de recursos e condutas ou quaisquer outras ocorrências que não condizem com transparência e com a legislação vigente no país. Por isso, ao ver a seriedade do trabalho ali realizado, trouxe a proposta, que logo foi aceita pela instituição, complementa Elias.

De acordo com o presidente do Nóiz, André Melo, este é um trabalho que zela pela reputação não só da organização, mas de todos os envolvidos, seja voluntário ou patrocinador, e que vai auxiliar na coordenação da gestão administrativa e comunicação interna, na contratação de fornecedores, no recebimento dos investimentos e no entendimento em relação à aplicação dos recursos doados. “A primeira ação foi elaborar o Código de Conduta, tendo o mesmo sido finalizado e divulgado para os voluntários em janeiro de 2022, sendo distribuído internamente em formato digital e em breve disponibilizado também no site”, conta André.

Atividades inéditas no Espaço Multiuso de Cultura, Esportes e Bem-estar

Com projeto iniciado ainda em 2021 e concretizado nesse início de 2022, por meio do apoio do Instituto Retornar, o antigo pátio da ONG foi totalmente reestruturado. E para se transformar em um espaço multiuso de cultura, esportes e bem-estar, recebeu piso, pintura, espelhos, barras laterais de apoio, bancos e diversos materiais e estruturas necessárias às mais diversas atividades que ali possam ser desenvolvidas. Além de um painel artístico, que reflete toda a proposta idealizada.

“Estamos muito felizes em ver mais um projeto saindo do papel e se tornando realidade na nossa instituição e principalmente para o atendimento da comunidade. Desde quando criamos a ONG, queríamos oferecer atividades semanais e agora vamos conseguir, revela o presidente André Melo. 

A partir do dia primeiro de fevereiro, todas as terças e quintas, das 17h às 18h, serão oferecidas aulas de ballet, com turma para crianças entre 4 a 6 anos. Às quartas-feiras, curso de teclado, de 9h30 às 11h30 e às sextas, às 14h30, yoga.

Segundo a professora Leticia Angelini, responsável pela atividade de yoga, o impacto das notícias e fatos negativos, levam as pessoas a viverem de forma ansiosa, depressiva e angustiante. E lembra que nas comunidades existem fatores mais determinantes, como desemprego, insegurança alimentar, entre outros. “Vamos fazer um trabalho muito bacana, assim como é realizado em outras regiões da cidade. A comunidade merece cuidados com a saúde e o Nóiz vai proporcionar que eles tenham esse acesso”, finaliza Letícia.

Outras atividades do projeto

Será também nesse novo local que a organização dará continuidade aos projetos Pequenos do Boxe, com aulas às terças e quintas, de 14h30 às 16h30; Além das atividades esportivas e culturais, a instituição também já retornou com as atividades educacionais realizadas aos sábados, com aulas de 10h ao meio dia; assim como o projeto Nóiz na Cozinha, com a chef Marília Koury e as receitas de reaproveitamento de alimentos; os atendimentos de assistência social e apoio psicológico às mulheres vítimas de violência e também irá reiniciar as aulas do pré-vestibular social, a partir de domingo, 5 de fevereiro.

Sobre o Nóiz:  Criada em 2018, com o nome Nóiz, a partir da inspiração da letra de uma música do artista Emicida ( …é nóiz, que corre a caminho do bem, nóiz que disse é nóiz quando não virava um vintém…), na região mais pobre da Cidade de Deus, o Brejo, que foi desocupada pela Prefeitura, em 2019; hoje a ONG possui sede na região do Karatê, é formada por um grupo de voluntários, que atuam continuamente na comunidade, sempre acreditando na evolução e na emancipação das pessoas, através da cultura, educação, esporte e capacitação.

links: https://www.instagram.com/noizprojetosocial/    e     http://noizprojetosocial.org/

Texto: Juliana Moraes
Fotos: Nóiz Projeto/divulgação 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade