afzh-CNenfrptes
×
Logo SimpleAds

» Post

Oficina ‘Se esta história fosse minha’ criado por escritora e educadora carioca incentiva estudantes da rede pública a ler e escrever novas narrativas 

A atividade  foi contemplada pelo Prêmio Arte&Escola da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e será realizada por Janine Rodrigues, escritora e educadora. Os participantes recebem  livros da autora e criam novos elementos para a história Nuang – Caminhos para a liberdade

A escritora e educadora Janine Rodrigues, promove a oficina ‘Se esta história fosse minha’, no dia 28/02, trabalho que integra o Prêmio Arte & Escola, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. A atividade prevê um bate-papo com estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 7 e 12 anos, contação de histórias com conto popular e mediação de leitura da obra literária “Nuang  – Caminhos para a Liberdade” de autoria de Janine Rodrigues, com ilustrações de Luciana Nabuco, editora Piraporiando. 

Após a leitura da história, os estudantes são convidados a repensar o texto literário, criando novos diálogos, novos desenhos, criando outras narrativas para propor um novo final para a história e/ou uma continuidade para a mesma, colocando assim seus olhares, usando a criatividade, imaginação e análise crítica. 

A obra “Nuang – Caminhos da Liberdade”,  que foi chancelado pela Cultural Palmares em 2018, conta a história de uma menina  negra muito habilidosa, forte e corajosa, amada por todos. Ela era do povo Uthando e no dia da comemoração do seu aniversário algo terrível acontece com o seu povo. Nuang se agarra a tudo que aprendeu com seu povo, com Nzambi e principalmente com sua avó para lutar pela liberdade de seu povo e também por sua própria liberdade.

Ela enfrenta seus medos e encara o desafio de achar o caminho de volta para casa. A história  aborda temas da cultura afro-brasileira e africana, a autoconfiança, a coragem e trata do empoderamento de meninas negras. Janine escreveu a história dos 09 aos 14 anos, inspirada na sua relação com o pai, que foi o principal responsável por lhe mostrar as riquezas da cultura negra. 

Podem participar da atividade, crianças entre 7 e 12 anos. Podem se inscrever  estudantes de todo o país, preferencialmente de escolas públicas do Rio. As primeiras 50 crianças inscritas na oficina receberão o livro em  formato físico, as demais 50 crianças receberão o livro na versão digital (ebook animado).

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/QiTGY1ATdnLFFuki7

Prêmio Arte& Escola  realiza ações destinadas à atividades e projetos nos campos da cultura, da arte e da comunicação na cidade do Rio de Janeiro e teve sua primeira premiação no ano de 2000. 

Serviço:

O que: Oficina Se esta história fosse minha – Prêmio Prêmio Arte& Escola  promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio

Autoria: Janine Rodrigues 

Quando: 28 de Fevereiro

Horário: 14h30 às 15h30h

Local:  Online

Inscrições Gratuitas

 

Informações à imprensa:

EfeMais Comunicação

 

Atendimento:

Flávia Domingues – 21 98449-4041 – flavia@efemais.com

Natalie Vitorino – 21 99418-3952 – imprensa@efemais.com

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
publicidade
publicidade